Avódezanove

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1787 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ondjaki

AvóDezaNove e o

Segredo do soviético

[pic]

Estudou em Luanda e concluiu licenciatura em sociologia em Lisboa. Possui experiência na área do teatro e da pintura.

Em 2000, obtém o segundo lugar no concurso literário António Jacinto realizado em Angola, e publica o primeiro livro, Actu Sanguíneu.

Depois de estudar por seis meses em Nova Iorque na Universidade de Columbia,filma com Kiluanje Liberdade o documentário Oxalá cresçam pitangas - histórias da Luanda.

Suas obras foram traduzidas para diversas línguas, entre elas: francês, inglês, alemão, italiano, espanhol e chinês.

Foi laureado pelo Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco em 2007, pelo seu livro Os da Minha Rua. Recebeu, na Etiópia, o prêmio Grinzane por melhor escritor africano de 2008.

EmOutubro de 2010 ganhou, no Brasil, o Prêmio Jabuti, na categoria Juvenil, com o romance AvóDezanove e o Segredo do Soviético. O Jabuti é um dos mais importantes prêmios literários brasileiros atribuídos em 21 categorias.

Atualmente, mora no Brasil, no Rio de Janeiro.

SUMÁRIO

Resenha páginas 7 a 15 4

Resenha páginas 16 a 71 5

Resenha páginas 72 a 97 6

Resenha páginas 98 a 177 8Capítulo 1

Em um bairro comum de Luanda, capital de Angola, houve várias explosões, todas muito coloridas, como todo mundo nunca havia visto. Isso aconteceu na PraiaDoBispo, onde morava a AvóAgnette junto com a AvóCatarina. Fora de casa o neto das duas brincava nas ruas poeirentas do bairro junto com seus amigos PI e Charlita. PI, na verdade, chamava se Pinduca e era chamado assimpor todos do bairro, até que um dia o maluco EspumaDoMar falou que PI era igual a 3,14, e assim ficou conhecido.

Na rua onde AvóAgnette morava, havia um posto de gasolina onde o camarada VendedorDeGasolina ficava dormindo, pois nunca havia gasolina na bomba, e só acordava quando os soviéticos saía da construção de um Mausoléu. O Mausoléu era uma construção feita para guardar o corpo doex-presidente AgostinhoNeto.Lá, trabalhavam um monte de soviéticos, entre eles o CamaradaBotardov, assim conhecido por falar a qualquer hora do dia: “Bótard”.Ele falava um português enrrolado e queria levar a AvóAgnette, junto com ele, no como ele dizia “tão-longe”, onde morava sua família.

Capítulo 2

Bem de manhã, alguém tinha ouvido a palavra dinamite dita pelo CamaradaBotardov. EmLuanda esta palavra só foi conhecida nos filmes de caubóis, então, os meninos resolveram perguntar para o pescador se ele havia ouvido algo sobre explosões, que triste, confirmou com gestos as suspeitas dos garotos: a explosão da PraiaDoBispo para a construção de um novo bairro.

Mais a tarde, quando as crianças estavam na rua, as nuvens escuras vinham aparecer e a AvóAgnette como era muitopreocupada com raios, mandou todos irem à casa de banho, tampar todos os espelhos e todos os que tivessem com roupas vermelhas eram para trocar. Todas as janelas foram fechadas, mas por sorte, ela se esqueceu da pequena janela de onde estavam, que aliviava o calor humano das muitas pessoas presentes. E dali, o menino protagonista ficou observando os soviéticos descarregarem caixas para o Mausoléue, logo se lembrou das dinamites. Enquanto observava, alguém bateu na porta. No início todos ficaram com medo, mas depois que a campainha tocou três vezes, perceberam que era o CamaradaBotardov, que foi lá só para falar que a energia iria voltar.

No dia seguinte, o menino e o 3,14 estavam brincando de imitar carros, até que um doutor parou-os, perguntou sobre a AvóAgnette e pediu para queo levasse até a casa dela. Chegando lá, examinou o dedo infeccionado e depois de algum tempo ligou para a filha dela que também era médica; resolveram que seria melhor amputar o dedo infeccionado. AvóAgnette aceitou a idéia e resolveu que antes de ir ao HospitalMilitar passaria no cemitério onde o AvôMbinha estava enterrado. O menino protagonista perguntou se poderia ir junto e a resposta foi...
tracking img