Auxixe

731 palavras 3 páginas
1- A teoria psicanalítica foi desenvolvida por Sigmund Freud e está intimamente relacionada a sua prática psicoterapêutica. É uma teoria que procura descrever a etiologia dos transtornos mentais, o desenvolvimento do homem e de sua personalidade, além de explicar a motivação humana. Com base nesse corpo teórico Freud desenvolveu um tipo de psicoterapia. Ao conjunto formado pela teoria, a prática psicoterapêutica nela baseada e os métodos utilizados dá-se o nome de psicanálise. 2- ID: Constitui o reservatório de energia psiquica, é onde se localizam as pulsões de vida e de morte. As características atribuídas ao sistema incosciente. É regido pelo princípio do prazer (Psiquê que visa apenas o prazer do indivíduo).
EGO: É o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do id, as exigências da realidade e as ordens do superego. A verdadeira personalidade, que decide se acata as decisões do (Id) ou do (Superego).
SUPEREGO: Origina-se com o complexo do Édipo, apartir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade. (É algo além do ego que fica sempre te censurando e dizendo: Isso não está certo, não faça aquilo, não faça isso, ou seja, aquela que dói quando prejudicamos alguém, é o nosso "freio".)

3- A idéia do Id que é definido como o eu primitivo, não personalizado, inconsciente, que se conserva nos adultos através dos sonhos e dos instintos, impulsos brutos que buscam, repetidamente, o prazer. E o Ego , de formação ulterior no homem, seria o resultado dos impulsos selvagens do Id convivendo com a repressão do meio. Freud reconhecera, dois tipos de impulsos, o da vida, os sexuais, e os da morte ou destruição que se manifestam na perversão ou nas tendências à tristeza, melancolia ou suicídio. O Super Ego, para Freud, se manifesta na vida individual como uma instância censora do homem, algo que nos adverte e nos castiga. Na vida coletiva o Super Ego se corporifica num chefe. 4- As principais contribuições são:
- A teoria diz

Relacionados