Auxiliar de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EMERGÊNCIAS ONCOLÓGICAS:
Atuação do Técnico de Enfermagem na Síndrome de Compressão Medular

Rithiely Rosa Feital Técnica de Enfermagem

Emergências oncológicas são complicações advindas daprópria doença ou do tratamento (UICC, 2006). Emergência é uma situação de urgência extrema, a situação que coloca em risco a vida do indivíduo num período de tempo de minutos a poucas horas(CAPONERO e VIEIRA in PIMENTA, 2006) O objetivo deste trabalho é citar as principais emergências oncológicas e o papel do técnico de enfermagem na “Síndrome de Compressão Medular” (SCM).

O técnico deenfermagem, como membro da equipe multiprofissional tem um papel relevante na recepção do paciente acometido por uma das emergências oncológicas, no sentido de prevenir complicações como a perda dafunção de algum órgão ou membro. Por isso, o conhecimento das principais emergências oncológicas possibilita o técnico de enfermagem agir com segurança, contribuindo com uma assistência de qualidade. PRINCIPAIS EMERGÊNCIAS ONCOLÓGICAS SÃO:
Síndrome de Compressão Medular – SCM Síndrome da Veia Cava Superior – SVCS Infecções Hipercalcemia Síndrome da secreção Inadequada do HormônioAnti-diurético – SAIHD Síndrome da Lise Tumoral Insuficiência Adrenal Trombose e Hipercoagulabilidade Náuseas e Vômitos Derrames Cavitários Anemia Trombocitopenia Granulocitopenia

(SHULMEISTER e GATLIN inGATES, 2009)

SÍNDROME DE COMPRESSÃO MEDULAR - SCM

Definição: “Representa uma emergência em oncologia. Ocorre geralmente com o crescimento da tumoração na epidural. Raramente leva à morte,porém, pode determinar sequelas neurológicas irreversíveis senão diagnosticada e tratada prontamente, comprometendo a qualidade de vida do paciente” (BRUNNER, 2009)

Fonte: antonioviana.com.br TUMORES PRIMÁRIOS NA COMPRESSÃO MEDULAR
Pulmão .......................................................16%. Mama .........................................................12% Primário desconhecido...
tracking img