Autores sobre educação

Páginas: 12 (2761 palavras) Publicado: 5 de abril de 2011
JANIELY LOPES DE ALMEIDA

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL
JANIELY LOPES DE ALMEIDA

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO



CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL
Resumos dos autores

Jan Amos Komensky ( Comênio)- ( 1592-1670): Autor dedidática Magna, Comenius é o primeiro educador, no mundo ocidental, a interessar-se na relação ensino/aprendizagem, levando em conta haver diferença entre o ensinar e o aprender. É, pois, o iniciador da didática moderna, considerado o maior educador e pedagogicista do século XVII, seu pressuposto, era que somente através da educação poderia se alcançar a salvação e a felicidade, teve a preocupaçãoem possibilitar a criança o acesso ao conhecimento cientifico, de forma dinâmica e prazerosa. A obra mais importante de Comênio, Didática Magna, marca o início da sistematização da pedagogia e da didática no Ocidente. A prática escolar, para ele, deveria imitar os processos da natureza. Nas relações entre professor e aluno, seriam consideradas as possibilidades e os interesses da criança.Organizou sua didática em quatro períodos: infância, puerícia, adolescência e juventude.
Elaborou o plano da instituição educativa materna, considerando aspectos importantes a serem aprendidos como metafísica, ciências físicas, óptica, astronomia, geografia, cronologia, historia, aritmética, geometria, estática, artes mecânicas, dialética gramática, retórica, poesia dentre tantos outros.

Jean JacquesRousseau ( 1712-1778): centralizou a questão da infância na Educação, que passou a desconsiderar a criança como um ser incapaz, mas sim como alguém que vive em um mundo próprio e deve ser compreendida. Na obra
Rousseau combateu idéias que prevaleciam há muito tempo. Entre elas, a de que a teoria e a prática educacional, junto à criança, deviam focalizar os interesses do adulto e da vida adulta.Ele também chamou a atenção para as necessidades da criança e as condições de seu desenvolvimento. 
      Como conseqüência, a criança não podia ser mais entendida como um adulto em miniatura. E se a criança era um ser com características próprias, não só as suas idéias e seus interesses tinham de ser diferentes dos adultos; também o relacionamento rígido mantido pelos adultos em relação a elasprecisava ser modificado. 
 Com as suas idéias, Rousseau desmentiu de que a educação é um processo pelo qual a criança passa a adquirir conhecimentos, hábitos e atitudes armazenados pela civilização, sem qualquer modificação. Cada fase de vida: infância, adolescência, juventude e maturidade foi concebida como portadora de características próprias, respeitando a individualidade de cada um. Emílioestruturou as fases em que se passa a pessoa até seus 25 anos, de idade. Para ele a educação deveria estar vinculada a própria vida da criança e deveria, em cada fase do desenvolvimento, propiciar-lhe condições de vive-la o mais intensamente possível.
Embora as fases no desenvolvimento da vida do indivíduo já tivesse sido reconhecido por vários pensadores, foi Rousseau quem mostrou a importânciadas mesmas para a educação. 
A primeira fase, até os 5 anos, era como uma fase animal, com o aparecimento do primeiro sentimento de si mesmo; aos 12 anos, o indivíduo torna-se consciente de si mesmo, é o momento da vida em que o racional desperta; sendo um ser isolado, a criança não desfruta ainda da vida moral. E na fase seguinte, a puberdade, o sexo é visto por Rousseau como o fator maisimportante da vida do indivíduo; com isso, surge a vida social do indivíduo. Com o surgimento dos mais altos sentimentos, a vida moral evolui naturalmente. 

Johan H. Pestalozzi ( 1746-1827): considerado “educador da humanidade”, preocupado também com a formação do ser humano natural, buscando uni-lo ao seu processo histórico, tinha como sistema pedagógico um pressuposto básico de propiciar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo sobre autores da Educação
  • Glossário sobre a educação na visão de autores
  • Artigo Sobre Educação Ambiental Autores Diversos
  • Exercicio sobre principais autores
  • Sobre Educação
  • Sobre a educação
  • Ressumo sobre os autores classicos da Sociologia
  • Autores que falam sobre Marketing Empreendedor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!