Autores do arcadismo

Páginas: 2 (282 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2012
O arcadismo também teve seus autores, e os que mais se destacaram foram: Claudio Manuel da Costa, Tomás Antonio Gonzaga e José de Santa Rita Durão.
Claudio Manuelda Costa foi o primeiro autor do arcadismo, lançou o primeiro livro Obra Poéticas, que marcou o inicio do arcadismo no Brasil, foi um poeta de transição, estava muitopreso ao barroco, de acordo com seus poemas era grande amigo de Tomás Antônio Gonzaga.
Ele foi preso em 1789 acusado de ter reunido a conjuraçãoda inconfidenciamineira, foi encontrado morto na sela, um caso de suicidio que deixou muitas duvidas.
Além dop Livro Obras poeticas escreveu também Vila Rica.
Tomás Antonio Gonzaga foipreso no mesmoano que claudio manuel da costa por envolvimento na inconfidencia mineira, foi mandado para a pisão do rio de janeiro, mas tres anos depois foideportado para Africa, depois que saiu de lá, encontrou uma rica erdeira, recuperou sua fortuna e suas influcias e morre.
ele não escreveu muito, exceto no periodo queesteve em minas gerais, onde se apaixonou por maria joaquina doroteia de seixas, que o inspirou para fazer em sua homenagem Mrilia de Dirceu.
Também escreveu as CartasChilenas.
E o terceiro autor que mais se destacou foi José de Santa Rita Durão, ele estudou a teologia, que era o estudo do homem como cen=tro do universo, foi contraa compánhia de Jesus, apesar d ser um frei e orador.Ele escreveu a primeira obra inspirada em um habitante brasileiro que Caramuru.
Esse poema conta como foi odescobrimento da Bahia, mostra a fauna e a flora brasileira. foi adaptado para um filme. teve como personagens principais o heói Diogo Alvares, Paraguaçu e Moema.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arcadismo e principais autores
  • Autores portugueses e brasileiros do arcadismo
  • Literatura Autores Arcadismo
  • Pensadores do Arcadismo Autores e Obras
  • Arcadismo
  • arcadismo
  • Arcadismo
  • Arcadismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!