Autores da vanguarda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-) As criticas de Monteiro Lobato em relação a Semana de Arte Moderna
Autor com reconhecidas características de vanguarda, foi como anti-modernista que Monteiro Lobato acabou rotulado. Apesardo regionalismo e da denuncia da realidade brasileira de sua obra, ele não se filiou à proposta estética da Semana de Arte Moderna. Lobato via com desconfiança a influencia das vanguardas europeias.Era um nacionalista convicto, mas nunca foi adversário do movimento. A construção da imagem de “critico” da Semana de Arte Moderna é uma historia cheia de equívocos.
De acordo com o historiadorVladimir Sacchetta, o embate entre Lobato e os modernistas faz parte de uma “cultura da polêmica”, que reinava então. E teve como estopim uma crítica do autor à exposição de Anita Malfatti.
Otexto foi publicado no jornal O Estado de S.Paulo e, apesar de elogiar o talento vigoroso da artista, afirma que ela foi “seduzida pelas teorias do que ela chama arte moderna”, colocando o seu dom “aserviço duma nova espécie de caricatura”.
Lobato escreveu que existem duas espécies de artistas: "os que veem normalmente as coisas e, em consequência disso, fazem arte pura" e os que "veemanormalmente a natureza, e interpretam-na à luz de teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes".
Pronto. As palavras desencadearam o incidente que deu origem à crença que circula até hojede que Lobato teria sido um opositor da Semana de Arte Moderna e do movimento como um todo.
Para Sacchetta, contudo, o enfoque dado à crítica prejudicou o autor. Na verdade, ele questionava nãoa inovação contida em Anita, mas o estrangeirismo. Mas, ao fazer a leitura integral do texto publicado naquela época percebe-se que Lobato, na verdade, chama atenção para a reprodução acrítica dosvalores estéticos das vanguardas europeias, e não consolida uma critica negativa em relação à Semana de Arte Moderna. Para Lobato, esta europeização impediria a criação de um ideal estético nacional....
tracking img