Autonomia e liberdade ,crises dos valores eticosna atualidade trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CRISE DA ÉTICA HOJE



Hoje em dia muito se fala em crise da ética. Os progressos da técnica, as descobertas da ciência, as ideologias políticas levaram de roldão os princípios de ordeme as forças de ordenamento que, por séculos, guiaram, com a majestade de fins e virtudes éticos, morais e religiosos, a dignidade das ações e reações de indivíduos e grupos, de poderes einstituições. Por toda parte se instala cada vez mais a ordem da desordem. E ainda não é tudo. Nossa situação atual é bem mais grave. Não vivemos apenas uma crise de ética. Vivemos a radicalidade dacrise. Na radicalização de contestar tudo e rejeitar todos, reside toda a nossa ética. A crise não é somente de regras, de parâmetros e padrões. É crise de princípio. Sua atropelada não subtraiapenas valores nem retira somente virtudes. Impossibilita qualquer valoração ou juízo de valor. Não se trata somente de trocar modelos, de por o comportamento em novas bases nem de dar àsações e à conduta outra fundamentação. A crise está muito mais embaixo. É tão radical que temos a necessidade da ética, e não apenas de uma nova ética, à flor da pele.

A pergunta, que aflora destaradicalidade toda, se formula sempre, de alguma maneira, se não expressamente, ao menos no fundo e como fundo de toda a angústia, que hoje nos sufoca. A pergunta é: ser-nos-á ainda possívelpensar, daqui para frente neste terceiro milênio, numa ética, de qualquer natureza, que seja, em qualquer nível, que reste, com qualquer suposição, que se faça.!

Não estamos apenas em fim demilênio. Estamos em fim de história, da história metafísica do Ocidente. E na avalanche deste fim, a ética, como tal, a ética como ética, não apenas as normas, mas a própria possibilidade deimpor normas e normatizar, perdeu todo sentido e desapareceu o vigor de sua força de convencimento. Assim hoje já não é possível não se falar em terror, já não se pode deixar de recorrer à...
tracking img