Autonomia e consentimento esclarecido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE NOVAFAPI
CURSO: FISIOTERAPIA
DISCIPLINA: ÉTICA, BIOÉTICA E DEONTOLOGIA
ACADÊMICO: FLÁVIO LUIS DOS SANTOS SOUSA

Autonomia e consentimento esclarecido

Autonomia significaautodeterminação, autogoverno, o poder da pessoa humana de tomar decisões que afetem sua vida, sua saúde, sua integridade físico-psíquica, suas relações sociais, observando seus valores, expectativas,necessidades, prioridades e crenças próprias.
A autonomia relaciona-se com a liberdade de pensamento, liberdade de ação, livre de coações internas e externas, para escolher entre as alternativas existentes,sendo a existência de alternativas o fator básico para o exercício da autonomia.
A conquista do respeito à autonomia, vem deslocando gradativamente os princípios da beneficência e da não-maleficênciacomo prevalentes nas ações de assistência à saúde, consagrando entre os direitos dos usuários de serviços de saúde, a informação e o consentimento.
É importante salientar, que autonomia não significaindividualismo, pois o homem vive em sociedade e a própria ética é um dos mecanismos de regulação das relações sociais entre os homens, visando garantir a coesão social e harmonia entre interessesindividuais e coletivos, mas o mesmo pode se mover dentro de uma margem própria d decisão e de ação.
O princípio da autonomia requer que o indivíduo, sadio ou doente, não se entregue inteiramente aosprofissionais da saúde, não renuncie a uma parcela sempre maior da sua liberdade em troca de uma parcela menor de sua própria saúde, pois segundo o princípio da dignidade da natureza humana, deverespeitar a pessoa autônoma com suas particularidades.
Ressalvados os casos em que a intervenção da equipe de saúde é indispensável, a autonomia não deve ser convertida em direito absoluto, pois poderialevar a um atomismo social; seus limites devem ser dados pelo respeito à dignidade e à liberdade dos outros e da coletividade. Apenas o Poder Legislativo, em nome da sociedade, o único autorizado a...
tracking img