Autonomia na vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário

Autonomia - Assumir uma postura ativa na prática de atividade físicas
É um fato legítimo as pessoas relacionarem asaulas de Educação Física à prática de atividade física, muito provavelmente porque é a disciplina que tem como princípio norteador o corpo em movimento. Vivemos hoje, nas grandes cidades, um momentoem que crianças e adolescentes passam horas presas dentro de casa em virtude da violência urbana, e por isso a Educação Física ganha nova importância social: estimular a prática da atividade físicapara combater o sedentarismo dos tempos modernos.
Como consequência, um dos mais relevantes papéis da Educação Física é, então, estimular o aluno à prática da atividade física regular, inclusive forada escola. Assim, essa disciplina atinge um de seus principais objetivos quando, ao final do ensino médio, o aluno sai preparado para continuar sozinho a prática de atividade física. Isso nós chamamosde “autonomia”.
Esse fator é tão relevante que o principal documento do Ministério da Educação, no que se refere à nossa disciplina, descreve dessa forma a autonomia como objetivo:
“Assumir umapostura ativa, na prática de atividades físicas, e conscientes da importância delas na vida do cidadão.”

Continuando a linha de raciocínio, ser preparado para a prática autônoma significa fazer aprática conscientemente. Para isso, existem alguns elementos que são importantes para que essa prática seja feita de modo apropriado:
A primeira providência é compreender o que é atividade física:trata-se de qualquer prática corporal, que feita de modo regular, fornece a sensação de bem-estar e permite a melhora e/ou manutenção da saúde.
A segunda é compreender que as atividades físicas sãoclassificadas em dois grupos: o de atividades aeróbias e o das anaeróbias. Atividades anaeróbias são caracterizadas por serem de curta duração e de alta intensidade, como a musculação, as corridas de curta...
tracking img