Autonomia na escola pública

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNEDI – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE DIVINÓPOLIS
ISED – INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE DIVINÓPOLIS
UEMG – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
CURSO DE PEDAGOGIA - 4º PERÍODO

AUTONOMIA NA ESCOLA PÚBLICA

MABEL DE FREITAS LACERDA

DIVINÓPOLIS, NOVEMBRO DE 2012

RESUMO

O presente artigo analisa a questão da autonomia da escola pública. A noção de autonomia é, por conseguinte, umconstruto que exprime o interesse provisório e contraditório do coletivo; trata-se de uma práxis desenvolvida a partir da ação comunicativa do conjunto dos sujeitos participantes do fazer escolar. Conceder maior ou menor autonomia às escolas, mas sim reconhecer a autonomia como um instrumento de benefício dos das aprendizagens dos alunos.
Palavras - chave: políticas educacionais; autonomia daescola; conselho escolar; sistema de ensino.


INTRODUÇÃO

A questão da autonomia escolar e de seu desdobramento num projeto pedagógico é, como problema, típico da escola pública que está sempre sujeita a interferência de órgãos externos. Um dos problemas relacionados às políticas públicas de educação em um país grande como o Brasil é a dificuldade de promover a equidade e o desenvolvimento dealgo que nem conseguimos imaginar ou descrever objetivamente com precisão.
A própria Constituição de 1988 garante os fundamentos da autonomia escolar. A necessidade de “dar mais poder” às escolas é, neste sentido, uma decorrência do processo de descentralização e municipalização que, por sua vez, se tornou necessário em virtude da rápida e tardia expansão do ensino básico no Brasil.
A autonomia éconstruída e a escola precisa da conscientização dos sujeitos coletivos para realização de um trabalho significativo, em busca da democracia para todos. Para que aconteça uma ação educativa na escola, esta deve, necessariamente, garantir a autonomia dos sujeitos que interagem no processo de ensino e aprendizagem.

A idéia da autonomia da unidade escolar como solução para as dificuldadescrescentes de funcionamento dos sistemas escolares é fonte de consenso entre educadores especializados em administração, quer atuem predominantemente com responsabilidades sistêmicas ou tenham como seu campo de ação a escola singularmente considerada. (SILVA, Jair Militão, 1996, p. 40).

A escola é um ambiente favorável para a construção de relação social. Elas ocorrem na convivência entre osparticipantes da instituição (alunos, professores, funcionários). Desta forma, o ambiente escolar é permeado por relações de poder, tanto nas vivencias entre os alunos, como métodos pedagógicos adotados pelos educadores, bem como por posturas de heteronomia em relação à proposta de aprendizado, e por atitudes autônomas, que buscam a inclusão das praticas e vivencias dos envolvidos no processo de formação.Por outro lado, a escola que serve de instrumento de construção da cidadania e, em que pensem todas as contradições que carrega, só é uma instituição que historicamente serve para definir este tipo de escola, é a “Escola pública”, não é cidadão. Ela é sim, pública, democrática, universal, na medida em que se faz instrumento de construção de cidadania, pela formação dos futuros cidadãos (VALLE,2000, p. 28).

“A luta pela autonomia da escola insere-se numa luta maior pela autonomia no seio da própria sociedade. A eficácia desta luta depende muito da ousadia de cada escola em experimentar o novo e não apenas pensá-lo. Mas, para isso, é preciso percorrer um longo caminho de construção da confiança na escola, na capacidade de ela resolver seus problemas por ela mesma e deautogovernar-se”.


O PAPEL DO PROFESSOR E DO ALUNO NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA ESCOLAR

O que define uma escola é o fato de ser um ambiente formativo de identidades, sendo a escola pública a que está a serviço dos interesses autênticos da população, com sujeitos coletivos e atuantes assumindo em ambiente formador e condutor da autonomia. A identidade da escola depende do relacionamento constante entre...
tracking img