Automedicação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Automedicacao

No cotidiano das grandes e médias cidades, muitas mulheres não encontram tempo na agenda para visitar seus médicos com a regularidade que deveriam e acabam recorrendo àautomedicação, prática que consiste no uso de medicamentos sem prescrição e oferece riscos diretos à saúde. A Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma) afirma, por exemplo, que cerca de 20 milpessoas morrem anualmente no país vítimas desse processo.
“A falta de tempo pode ser uma causa indireta da automedicação”, resume o infectologista Luiz Henrique Melo, professor da Faculdade deMedicina de Joinville (Univille). Segundo o especialista, o problema está “correlacionado à acessibilidade ao sistema de saúde e sua eficiência, ao controle na fiscalização para a compra de medicamentos, aograu de instrução e nível socioeconômico dos pacientes e ao preço dos remédios”, entre outros fatores.

Mas, para saber como evitar os riscos da automedicação , nada melhor do que compreendê-la. ODr. Melo explica que a prática pode ser classificada como total, parcial ou falsa. A primeira, que tem entre as mulheres sua maior propensão, de acordo com o infectologista, ocorre quando não hácontrole médico algum no processo.

Já a automedicação parcial se dá quando o paciente não adere ao tratamento orientado pelo médico, com incidência em igual medida entre os sexos, e, a falsa, quando ousuário é levado a se automedicar por qualquer outra circunstância sem que haja essa intenção primariamente. “As pessoas de mais idade evitam a total, porém são menos aderentes, e as mais jovens, ocontrário”, acrescenta.

As consequências negativas da automedicação podem ser, além de clínicas, econômicas. Com relação ao primeiro indicador, a incapacidade de se avaliar tecnicamente a qualidade e agravidade dos sintomas pode adiar o início do tratamento adequado, mascarar a evolução de enfermidades ou levar ainda à iatrogênese, ou seja, a doenças provocadas pela própria medicina na...
tracking img