Automação123

286 palavras 2 páginas
1 Automação
A palavra automação vem do grego automatos, que quer dizer ação própria. A automação é a substituição de ações humanas por dispositivos automatizados ou mecanizados.
Batocchio (1991) descreve que “a automação é um termo muito utilizado atualmente, devido ao impacto que provoca no contexto social e industrial”. Pode-se perceber que o contexto daquela época se difere do atual por conta dos avanços tecnológicos na informática e da expansão do acesso a tecnologias da informação pelas pessoas, o que suprime o receio social e a necessidade de sobrevivência das organizações em um mercado cada vez mais eficiente e competitivo.
A automação enquanto termo surgiu na década de cinquenta com enfoque nas características tecnológicas, o que levou aos estudos do impacto dessa tecnologia no futuro da sociedade.
A Tabela 1, a seguir, é uma a adaptação do que foi inicialmente proposto por Batocchio (1991), com o acréscimo das linhas referentes ao ano 2000 e ao momento atual.

Tabela 1 - Evolução dos conceitos de automação e seus impactos (Fonte: Adaptado de Batocchio (1991))
A automação se difere da mecanização na sutilidade de que a primeira está associada com a substituição do esforço mental do homem enquanto a segunda visa substituir o esforço físico do homem (AGOSTINHO, 2013).
Dentro de um processo de fabricação em um sistema de manufatura o grau de automação está baseado nos atributos humanos que foram mecanizados ou automatizados. À medida que a máquina em um processo de fabricação assume atributos humanos em níveis mais elevados, há uma maior intensidade de automação (RODRIGUES, 2004, apud PERRONI, 2011).
A Error: Reference source not found, a seguir, apresenta os nove diferentes graus de automação, que servirão de base para o estabelecimento dos índices de automação.

Relacionados