Automatos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica de Goiás










Teoria da Computação - Prof. Nilson




Autômatos




Janynne Rocha
Engenharia da Computação

Goiania, 2014
Introdução
Até pouco tempo atrás, os robôs que conhecemos tinham um nome diferente. Eram chamados de autômatos. Autômato é uma máquina qualquer que não necessita de controle, ou do comando de alguém. Portanto, éuma máquina com funcionamento automático, também chamada auto operacional.

A palavra autômato vem do grego αὐτόματος (automatos) e significa “aquele que se move por si próprio“, ou seja, "agindo pela vontade própria". É mais comumente descrito como máquinas que se movem sem a ajuda de eletricidade, especialmente aquelas que realizam ações que lembram humanos ou animais.

Temos a impressãoque os robôs surgiram a pouco tempo, contudo, a existência deles remonta à Antiguidade. Somente a palavra robô que teve origem recente. Os autômatos que conhecemos atualmente são máquinas mecatrônicas ou eletromecânicas (equipamentos mecânicos que funcionam com eletricidade) programáveis. Quando surgiu o primeiro autômato e até o século XX, o funcionamento deles era exclusivamente mecânico(cordas, polias e engrenagens), pneumático (ar) ou hidráulico (água, óleo).
Todos os autômatos têm em comum o mesmo princípio de funcionamento: uma fonte de energia qualquer, capaz de mover um conjunto de mecanismos combinados engenhosamente para uma atividade qualquer. No início, a maioria dos autômatos eram confeccionados com a finalidade de imitar o movimento ou comportamento de um ser vivo, ousimplesmente para entretenimento, na forma de brinquedos.
Na teoria da Computação, formalmente, um autômato é definido como sendo um modelo matemático de uma máquina de estados finitos.












A Historia e Oigem dos Autômatos
Um autômato é uma máquina que leva, no seu interior, um fonte de energia capaz de mover um conjunto de mecanismos combinados engenhosamente para imitar omovimento de um ser vivo. Constata-se a existência de diversos autómatos utilizados como diversão nas cortes ou nas feiras populares durante a Idade Média e o Renascimento, que foram construídos por relojoeiros e homens da ciência.
A primeira máquina capaz de calcular automaticamente foi inventada por Blaise Pascal no século XVII, e podia ser utilizada para realizar adições e subtracções. Nos finaisdesse século, Leibniz idealizou o sistema de roda escalonada. Este sistema, que permitia à máquina de calcular efectuar automaticamente adições, subtracções, multiplicações e divisões, continuou a ser empregado para construir calculadoras automáticas até há relativamente pouco tempo.

No século XVIII, construíram-se autómatos muito mais complexos que os da Idade Média. No seu interiorarticulava-se grande quantidade de minúsculas engrenagens, molas e alavancas. O mais famoso construtor de autómatos desse século foi Vaucanson, que em 1737 construiu o «Tocador de flauta», que era capaz de mover os dedos, os lábios e a língua com grande realismo, enquanto interpretava uma dezena de peças musicais, tendo também outras peças hoje em dia possíveis de encontrar no Conservatório de Artes eOfícios de Paris.


O Pato de Vaucanson
Jacques de Vaucanson produziu alguns dos mais famosos autômatos históricos e é considerado por muitos como o melhor fabricante de autômatos de todos os tempos. Seu trabalho mais famoso chamado The Duck, “O Pato”, (de 1739) um pato artificial de cobre dourado, que bebe, come, reproduz o som de um pato e digere a “comida”. (Figura 1)
Na verdade o pato eraincapaz de digerir a comida. Os grãos entravam pela boca do pato e eram armazenados em um recipiente; em outro recipiente fezes de pato eram armazenadas para depois serem expelidas. (Figra 2);
Vaucanson, no entanto, buscou incessantemente criar um mecanismo capaz de realizar uma digestão de verdade. A explicação para esta obsessão reside no fato de Vaucanson sofria de sérios problemas digestivos –...
tracking img