Automatismo de um gdg

2471 palavras 10 páginas
AUTOMATISMO DO GDG DA SERRA DE SÃO DOMINGOS

Objetivo

Mostrar o resultado obtido com o projeto de automatismo do GDG da Serra São Domingos com relação à operação e manutenção.

Introdução

A falta de energia no alto da Serra de São Domingos causa um grande impacto negativo para a população poços-caldense, pois é neste local que se concentram as principais antenas repetidoras de importantes setores de comunicação da cidade, como: emissoras de rádio e televisão, empresas de telefonia fixa e móvel, empresas de comunicação via internet, repetidoras de empresas como FURNAS, CEMIG, DMAE e o próprio DMED.

Em 1999 o DMED, implantou e operacionalizou um Grupo Diesel Gerador (GDG) com potência nominal de 223 KVA no Alto da Serra de São Domingos. O GDG tem como objetivo suprir o fornecimento de energia elétrica quando da falta da energia convencional da rede elétrica. Um dos fatores importantes que pesaram a favor da instalação do GDG é que o ramal que atende o Alto da Serra São Domingos, ramal 33009 atualmente alimentado pelo circuito 02 da SE Osório, possui locais de difícil acesso e, em alguns casos, a normalização da rede de distribuição pode demorar várias horas devido a esta dificuldade.

Em fevereiro de 2010 houve a queima da USCA (Unidade de Supervisão de Corrente Alternada) original do painel, devido a fortes descargas atmosféricas. Durante os levantamentos de orçamentos para reparo ou aquisição de um novo equipamento, foi concluído que não era viável o reparo, pois já era um equipamento obsoleto no mercado, fora de linha, e o custo do reparo seria superior ao da compra de uma nova USCA.

Através de estudos técnicos para a aquisição de um novo equipamento, verificamos que havia no mercado modelos que possuíam meios de comunicação remota (porta serial e protocolo de comunicação) e que futuramente estes recursos poderiam ser utilizados para implantarmos o automatismo do GDG da Serra São Domingos.

Relacionados