AUTOMA O DE PONTES ROLANTES POR R DIO FREQU NCIA

1323 palavras 6 páginas
AUTOMAÇÃO DE PONTES
ROLANTES POR RÁDIO
FREQUÊNCIA
IFSP – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO
PAULO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
DISCIPLINA: HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
PROFESSOR: ALEXANDRE
SAI171

Introdução
As Pontes Rolantes são utilizadas para transportar cargas e percorrer uma determinada distância no interior de grandes pavilhões ou hangares.

Controle a Cabo
Geralmente estas pontes possuem um controle de comandos a cabo, que fica na mão do operador. Este cabo de comando pode vir a se enroscar durante o seu trajeto ocasionando falhas devido a ruptura de um ou mais de seus fios, resultando num tempo de manutenção alto. Além disso, a existência do cabo de comando pode também representar um risco à segurança do operador, uma vez que este tem que caminhar junto da ponte rolante com a peça suspensa. Se um cabo de sustentação partir ou a peça simplesmente escapar, pode atingir o operador.

Automação por RADIOFREQUÊNCIA
Atualmente existe um grande número de máquinas e equipamentos nas indústrias que estão sendo automatizados e o objetivo da proposta é de apresentar a melhoria que a automação traz com a utilização da rádio frequência no controle de pontes rolantes para ser adaptado em equipamentos com o controle a cabo, formados por um conjunto de vários fios chamados de “vias de controle”. Quando a ponte rolante passa a operar com controle remoto sem fio por radiofrequência, usando um receptor e um emissor de sinal para realizar as funções de operação, o tempo de manutenção diminui, e a segurança do operador aumenta, podendo ficar distante do equipamento em movimento.

• fluxograma do projeto de uma ponte rolante operada por controle em radiofrequência.

Metodologia
O transmissor do sistema faz com que ao ser pressionada uma tecla, um sinal seja emitido em direção ao receptor acoplado à ponte rolante que ativa um relé
(interruptor eletromecânico) ligado ao comutador dos motores que se deseja operar.

O primeiro

Relacionados