Automação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Biomedicina
3ª Série Controle de Qualidade e Automação
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e

supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover oestudo, a convivência e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão. Direcionar o estudantepara a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios davida profissional.

AUTORIA: Tereza Abgail Reche
Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara

3ª Série - Biomedicina - Controle de Qualidade e Automação

Pág. 2 de 9

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir. Adquirir perfis de comunicação e liderança. Compreender e aplicar conceitos deadministração e gerenciamento. Atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia.

DESAFIO
Neste desafio, os alunos irão buscar a obtenção do Certificado de Excelência Laboratorial. Os alunos formarão quatro grupos que representarão laboratórios de Análises Clínicas, e um quinto, que será o Grupo de Certificação de Controle de Qualidade. A cada etapa,uma situação-problema será apresentada, e as equipes dos laboratórios terão como missão desenvolver uma proposta de solução para as mesmas. Essas propostas, posteriormente, deverão ser entregues ao Grupo de Certificação, que fará a pontuação individual das atividades, seguindo um protocolo de Controle de Qualidade. Ao final, o laboratório (grupo) que obtiver maior pontuação receberá um Certificadode Excelência Laboratorial. Vale lembrar que o Grupo de Certificação fará essa pontuação com base em inspeção contínua e na entrega de atividades e situações-problema, que este avaliará sob orientação de profissionais biomédicos da Instituição.

Produção Acadêmica
• • • • •

Relatórios parciais. Apresentações em Power Point. Elaboração de Procedimento Operacional Padrão (POP). Obtenção doCertificado de Excelência Profissional. Organização de cerimônia de premiação do laboratório que conquistou a certificação.

Participação
Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em cinco equipes, sendo que quatro delas representarão laboratórios de Análises Clínicas, e uma será o Grupo de Certificação de Controle de Qualidade. Deverão entregar seus nomes, RAse e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.

Padronização
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão: • em papel branco, formato A4; • com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; • fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

1

Consulte oManual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: .

Tereza Abgail Reche

3ª Série - Biomedicina - Controle de Qualidade e Automação

Pág. 3 de 9

• •



espaçamento de 1,5 entre linhas; se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas; com capa, contendo: •...
tracking img