Automação

Páginas: 15 (3532 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2011
Trabalho de Automação Industrial e Robótica I
Aluno:

Tema do Trabalho:
Sistema Digital de Controle Distribuído

Introdução

Um sistema digital de controle distribuído (SDCD) é um dos elementos mais em voga na área de Automação Industrial, atualmente. Ele tem como função primordial o controle de processos, de forma a permitir uma otimização da produtividade industrial, estruturada nadiminuição de custos de produção, melhoria na qualidade dos produtos, precisão nas operações, segurança entre outros diversos benefícios.

Ele é composto basicamente por um conjunto integrado de dispositivos que se completam no cumprimento das suas diversas funções. Utiliza de técnicas de processamento digital (discreto) em oposição ao analógico (contínuo), com o objetivo de prover uma manutençãodo comportamento de um referido processo na planta da Indústria, dentro de parâmetros já preestabelecidos. O sistema é denominado ainda de distribuído por permitir uma descentralização do processamento de dados e decisões, através do uso de unidades remotas na planta. Além, de oferecer um interface homem-máquina (IHM) que permite o interfaceamento com controladores lógicos programáveis (CLP),controladores PID, equipamentos de comunicação digital e sistemas em rede.

Seguindo esta linha de raciocínio, partiremos agora para a descrição de um SDCD muito conhecido no mercado: o CENTUM CS 1000, produzido pela YOKOGAWA, empresa japonesa que se dedica fortemente à área de controle de processos industriais.

CENTUM CS 1000 (Características Gerais)

Este sistema apresenta característicasbem amplas no que se refere à aplicabilidade na Indústria como um todo, podendo ser implementado em uma multiplicidade de tipos de planta. Sua funcionalidade é bem extensa, demonstrando-se eficaz em situações que requeiram um controle funcional de grande porte. Sua base é estruturada em um controle digital e distribuído por unidades remotas pela planta.

O sistema apresenta uma interface desoftware, a qual pode ser rodada sem problemas em estações de operação baseadas em PC’s, que permite ao operador utilizar o computador como um “controlador virtual”, oferecendo condições de gerenciamento, supervisão e controle onde quer que se esteja. Ele está em conformidade com o padrão ISA S88.01.

Sua comunicação é aberta aos instrumentos de campo, possibilitando uma transferênciabidirecional de grandes volumes de dados na planta, sendo a aquisição destes ágil, rápida e precisa, se comparado a outros tipos de sistemas.

Ele permite ainda um suporte para a Internet, de modo que através de um simples PC, um operador possa gerenciar e controlar processos em um escritório remoto.

Após esta pequena introdução aos aspectos gerais do CENTUM CS 1000, iremos agora nos aprofundar mais edemonstrar aspectos técnicos sobre sua arquitetura, funcionamento, interfaces, entre outros pontos.

A estrutura básica do CENTUM CS 1000

O CETUM CS 1000 tem três elementos básicos distribuídos pela planta. A saber:
Estação de Interface Humana - IHM (Estação de Operação): Estação onde o operador trabalha. Nela temos o software de SDCD rodando. A estação pode ser composta por um computador,como por exemplo um PC, que através de funções do software, permite que o operador tome o comando das operações e monitorações executadas na planta.

Estações de Controle de Campo: São as estações que executam o controle físico na planta. É verdadeira base do CENTUM CS 1000, pois, é partir destes elementos que o controle é feito. A estação dispõe de avançadas funções de controle e sãocomumente chamadas de controladores. Os tipos de controladores que geralmente são utilizados nessas estações podem ser por exemplo, os Controladores PID e também os CLP (controladores lógico programáveis).

VL net: É o barramento de controle de sistema em tempo real disponibilizado na planta pelo CENTUM CS 1000. É o meio de comunicação que conecta as estações do CENTUM CS 1000, tais como as estações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Automaçao
  • Automacao
  • Automação
  • automaçao
  • automação
  • Automação
  • automação
  • Automação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!