Automação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ferramenta foi a forma de o homem ampliar a força e a destreza do corpo; a criação das máquinas foi a multiplicação desse princípio por milhões de vezes. A mecanização é a substituição do esforço físico do homem, ou de outra força animal, na execução de uma tarefa ou na realização de determinado trabalho.

A informática é um passo adiante nessa evolução. Ela possibilita que as máquinassubstituam não só o esforço físico, mas também os procedimentos "mentais" do ser humano. Isso é o que se chama automação. [...]

O desenvolvimento do computador criou máquinas que incorporaram procedimentos de "pensar". É óbvio que os computadores estão longe de imitar todas as funções do cérebro humano, mas possibilitam "passar" decisões mentais humanas pré-programadas para processos mecânicos.[...]

Um torno mecânico era ajustado antigamente pelo ferramenteiro que utilizava um conjunto de procedimentos mentais e manuais. Necessitando de outro tipo de peça, era preciso reajustar todo o equipamento novamente.

Com a união das funções do torno e dos computadores numa mesma máquina (torno de comando numérico computadorizado), todos os procedimentos do ferramenteiro são feitosautomaticamente pelo torno. Basta para isso que o programador dê os comandos e as medidas na nova peça. Esse princípio aplicado no trabalho industrial cria o que se chama automação flexível na produção.

Nas vésperas do ano 2000, com o mundo se transformando em um único e vasto mercado, é cada vez mais difícil manter o Brasil, ao mesmo tempo a oitava maior economia do mundo e um sistema educacionalprimitivo para 60 milhões de pessoas. Não se trata apenas de uma questão elementar de justiça.

O sistema educacional que existe hoje no Brasil simplesmente não faz sentido do ponto de vista econômico. As dezenas de milhões de brasileiros desprovidos de educação não têm (nem terão) chances reais de obter renda, não consomem mais do que produtos básicos, não pagam impostos, não produzem bens ouserviços com real valor econômico, não estão aptos a ser empregados num número crescente de atividades.

Um dos mais respeitados pesquisadores brasileiros na área de educação, [o professor Heraldo Vianna, da Fundação Carlos Chagas, afirma que] a preocupação com a qualidade de ensino deve ser uma obsessão para a sociedade que pretender ter uma economia de primeira classe e empresas de primeira classe.O único caminho, diz o ministro Paulo Renato Souza, é a educação. "Numa economia globalizada, o país e suas empresas ou concorrem ou morrem. A concorrência implica a preparação do trabalhador para assimilar novas tecnologias."

Antigamente, lembra o ministro, um funileiro ou um torneiro mecânico seriam funileiro ou torneiro mecânico a vida inteira. "Hoje as profissões estão mudandorapidamente, milhares de empregos são destruídos num setor e criados em outros" diz Paulo Renato. “O nível básico de escolaridade garante a possibilidade de reciclagem e adaptação a essas mudanças”.

A formação escolar da mão-de-obra brasileira é insuficiente até em Para saber maiscomparação com os vizinhos da América Latina. Em média, o nível de escolaridade dos trabalhadores brasileiros é 3,5 anos,contra 8,7 anos dos argentinos e 7,5 anos dos chilenos.


Globalização

A globalização dos problemas

Os problemas também se mundializaram, exigindo soluções internacionais. Existem hoje questões que possuem um significado não mais nacional e sim global, mundial, tais como, por exemplo: a poluição dos mares e oceanos ou da atmosfera, a propagação da radioatividade, os armamentos nucleares,a degradação de importantes recursos que a natureza levou milhões de anos para construir, o endividamento de países do Terceiro Mundo, a pobreza crescente em determinados países subdesenvolvidos e o aumento do fluxo de migrações internacionais, etc.

O mundo parece que ficou pequeno e os limites dos Estados-nações já não constituem mais o espaço privilegiado para a resolução dos problemas...
tracking img