Automação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Problematização

- Os tributos na agricultura.
-Como está a agricultura no município?
Quantos hectares aproximadamente estão destinadas para a agricultura no município?
-Qual o destino da produção agrícola do município?
-O cultivo de transgênicos é grande no município? Qual sua opinião sobre eles?
-Quantas cabeças de gado existem no município e como funciona a fiscalização?
-Esta sendofeito projetos para agricultura?
-Pecuária
-Reflorestamento
-Desmatamento
-Agricultura familiar
-Culturas
-Propriedades rurais (fotos)

2.0 Os tributos na agricultura

Na agricultura, a complexidade do sistema tributário fica evidenciada não pelo numero de impostos, mas pela grande variação existente no ICMS, que consiste num imposto sobre o valor agregado, de competência estadual. O ICMSé o principal tributo sobre a agricultura. Estima-se que a carga tributária sobre a agricultura em nosso país represente aproximadamente 25% sobre o valor bruto da produção do setor; sendo 11% de ICMS; 5% de PIS e COFINS; e 2% de tributação sobre insumos. Esses perfazem os principais impostos sobre a agricultura, que è considerado uma das maiores do mundo.
Em razão da elevada carga tributária, osprodutos brasileiros têm enormes dificuldades para competir com seus concorrentes estrangeiros, tanto no mercado externo como no interno. Por isso exige-se total desoneração dos insumos agrícolas e dos produtos destinados à exportação. O Brasil é um dos únicos países do mundo que insiste em exportar tributos, pagando um alto preço por isso em termos de competitividade.
A quase totalidade daarrecadação de impostos com a agricultura provém de impostos indiretos, entre os quais o principal é o ICMS. Enquanto a de Impostos diretos, no caso do Imposto de Renda e do Imposto Territorial Rural, é praticamente insignificante. Então, os impostos diretos acabam por taxar mais pesadamente a parcela mais humilde de agricultores. Precisaria então, reduzir a taxação indireta dos produtos agrícolas emfavor de uma maior contribuição dos agricultores via Imposto de Renda e Imposto Territorial Rural.

2.1 Agricultura em Mafra

A agricultura em nosso município está bem desenvolvida, com uso de altas tecnologias, segurança na pecuária, incentivo na fruticultura, apoio no ramo de hortaliças, ótima produção de grãos principalmente o milho que apresenta as melhores produtividades de SantaCatarina e uma produtividade muito grande de fumo.
Para a produção de grãos no município são aproximadamente 35.000 hectares, além do fumo e pequenas culturas. Maior parte da produção agrícola destina-se para exportação para outras regiões e outra parte são consumidas pelas criações das integradoras as chamadas granjas, pois só em Mafra existem cerca de 270 granjas e também para criações domésticas.
Ocultivo de transgênicos é grande no município, grande parte da soja cultivada é transgênica, aproximadamente 80%. Outras culturas são variedades convencionais (não transgênicas).
A fiscalização no município é feita através de barreiras sanitárias existente nos pontos de divisa com o estado do Paraná, estas formadas por fiscais, que atuam 24 horas por dia evitando a entrada de animais sujeitosà febre aftosa, pois existem cerca de 28.000 cabeças de gado, registrados na CIDASC, todos com seus brincos de identificação que ajudam muito também na fiscalização.
Muitos investimentos em projetos estão em andamento no município como: correção e conservação do solo, apoio na agricultura familiar, obstinação a melhoria de renda das famílias como gado leiteiro, fruticultura, piscicultura,olericultura, etc.

2.2 Pecuária Leiteira

Apesar das dificuldades enfrentadas pelos produtores de leite, dirigentes do setor consideram a produção leiteira como uma das melhores alternativas de renda para a pequena propriedade. Nossos produtores se profissionalizam, adotando boas tecnologias e investindo em melhoramento genético.
No município a atividade é favorecida pela topografia e pela...
tracking img