Automação industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1621 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DIOGO MONTESSO FREITAS
ERICK PEREIRA SEVERINO
MICHEL DOS SANTOS NASCIMENTO
ROBSON CUSTÓDIO SILVA
SAULINEI MENDES DE OLIVEIRA








PRINCÍPIOS DE AUTOMAÇÃO - 2011

PROCESSO DE SELEÇÃO DE MATERIAIS









VARGINHA
2011
UNIS









PRINCÍPIOS DE AUTOMAÇÃO - 2011

PROCESSO DE SELEÇÃO DE MATERIAIS



VARGINHA



SUMÁRIO


1INTRODUÇÃO 4

2 DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO 5

3 OBJETIVO 5

3.1 Objetivo geral. 6

3.2 Objetivos específicos. 6

4 METODOLOGIA DA PESQUISA 6

5 TABELA DE CUSTOS 7

6 ESQUEMAS ELÉTRICOS 10

6.1 Esquema eletrico de força. 10

6.2 Esquema eletrico de comando. 10

7 ESQUEMA PNEUMATICO 11

8 MATERIAIS 11

9 ANÁLISE DE NÃO-CONFORMIDADES DO PROCESSO 12

10 CONCLUSÃO TEÓRICA 13

11 BIBLIOGRAFIA 131 Introdução





Devido evolução da automação, vem se desenvolvendo projetos para facilitar o dia a dia da humanidade. O avanço da automação esta ligado, em grande parte, ao avanço da microeletrônica, que se deu nos últimos anos. Os CLPs (Controladores Lógicos Programáveis) sugiram na década de 60 e substituíram os painéis de cabina de controle com relés,diminuindo assim, o alto consumo de energia, a difícil manutenção e modificação de comandos e também as onerosas alterações de fiação. Nos anos 90 programas de computadores foram criados com a tentativa de se obter maior produtividade, qualidade e competitividade. Dentro desta visão, de integração entre o chão de fabrica e o ambiente corporativo, decisões dentro do sistema organizacional deprodução passaram a ser tomadas no mais alto grau de conceito de qualidade. Tudo baseado em dados concretos e atualizados, os quais se originam em diferentes unidades de controle. Já a automação implica gerenciar informações dadas pelo controle fazer com que os mecanismos funcionem com o mínimo de interferência humana. O principal trabalho de Controle e Automação é fazer com que os processos funcionem deforma otimizada e econômica, respeitando o meio ambiente. A aplicação abrange desde equipamentos domésticos, como um
aparelho de ar condicionado, por exemplo, até os processos envolvidos em uma usina nuclear. Não só na indústria se aplica o controle e automação. Ela está presente em edifícios comerciais e residenciais, em sistemas bancários e muito mais.







2Descrição do funcionamento


Esteira Transportadora





Utilizamos um PLC, para o controle, processamento lógico. Através da programação Leader inserida no PLC (ver anexo), controlaremos um motor e três válvulas pneumática. Para todas as saídas utilizadas no PLC,utilizaremos um relé acoplador. Teremos sensores ópticos que enviarão informações ao PLC. De acordo coma programação lógica, o PLC será programado em linguagem LADDER para fazer a detecção de diferencial de altura dos produtos e enviar informações para seleção do mesmo.

Este projeto consta com três sensores ópticos que controlam o dimensionamento mínimo, médio e máximo.Ao detectar dimensionamento mínimo,o produto se mantém no centro da correia transportadora.Ao ser detectado o material dedimensionamento médio este é deslocado para o lado direito da correia transportadora. Ao ser detectado o material de dimensionamento máximo, este é deslocado para o lado esquerdo da esteira transportadora.

A esteira está equipada com um motor de potência, com ¼ CV. O motor é responsável pela movimentação da correia transportadora. Juntamente com 3 cilindros pneumáticos sendo dois responsáveis pelaseleção de produtos e um pela alimentação da esteira.

Ao pressionar o botão liga (B1),irá iniciar o processo.O motor irá ligar a esteira transportadora que estará pronta para receber o produto. Uma vez o produto na esteira transportadora, este será levado aos sensores de detecção de dimensão, no qual os sensores iram enviar informações ao PLC. Estas informações serão processadas no software do...
tracking img