Automação industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Instituto Politécnico – IPUC
Engenharia Elétrica







AUTOMAÇÃO
INDUSTRIAL












Renan Marques Suarez Cardoso

Tópicos Especiais em Engenharia Elétrica











Belo Horizonte
1º Semestre – 2011
Renan Marques Suarez Cardoso




AUTOMAÇÃO
INDUSTRIALRelatório apresentado à disciplina Tópicos Especiais em Engenharia Elétrica, do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG, como requisito necessário à aprovação acadêmica.


Professor: Eng. Edgard Torres





Palestrante: Engª. DanielleCavalcanti

Gerente Comercial de Engenharia – Simatec

Graduação: Engenharia de Controle e Automação - PUC Minas.





Data da Palestra: 27/04/2011

Local: PUC Minas – campus Coração Eucarístico

Prédio 43 , sala 308



Data de entrega do relatório: 05/05/2011



Belo Horizonte
2011
SUMÁRIO




1.0 – INTRODUÇÃO 4
2.0 – RESUMO DA PALESTRA 5
2.1 – História daAutomação: 5
2.2 – Vantagens da Automação Industrial: 8
2.3 – Níveis da Automação Industrial: 9
2.4 – Componentes da Automação Industrial: 10
3.0 – CONCLUSÃO 14
4.0 – ANÁLISE CRÍTICA DA PALESTRA 15
5.0 – ANÁLISE CRÍTICA DO PALESTRANTE 16
6.0 – REFERÊNCIAS 17





– INTRODUÇÃO





Automação industrial é a aplicação de técnicas, softwares e/ou equipamentos específicosem uma determinada máquina ou processo industrial, com o objetivo de aumentar a sua eficiência, maximizar a produção com o menor consumo de energia e/ou matérias primas, menor emissão de resíduos de qualquer espécie, melhores condições de segurança, seja material, humana ou das informações referentes a esse processo, ou ainda, de reduzir o esforço ou a interferência humana sobre esse processo oumáquina. É um passo além da mecanização, onde operadores humanos são providos de maquinaria para auxiliá-los em seus trabalhos.

A palestra ministrada pela Engenheira Danielle Cavalcanti teve como objetivo apresentar as áreas de atuação da Engenharia dentro do campo da Automação Industrial. De acordo com a palestrante, apesar de existir um curso de formação específica para esse campo(Engenharia de Controle e Automação), o mercado de automação abraça profissionais de diversas especialidades das Engenharias, entre eles Engenheiros Eletricistas.

Ao decorrer da palestra foram apresentados e descritos todos os componentes de um sistema de automação, assim como as etapas de um projeto de automação e os objetivos e benefícios alcançados.









– RESUMO DA PALESTRA1 – História da Automação:




A utilização de equipamentos e máquinas nas indústrias teve início na Revolução Industrial, no século XVIII, onde eram utilizadas para realizar tarefas que outrora eram manuais. Daquela época em diante, as máquinas e equipamentos utilizados na indústria passaram por várias melhorias e modificações, a fim de tornarem a produção cada vez maisrápida, precisa e confiável.

Por volta de 1788, alguns tipos de artefatos mecânicos, sobretudo munidos de sistemas hidráulicos e pneumáticos passaram a ser aplicados nas linhas de produção, reduzindo esforços dos operadores, como também aumentando a precisão no controle do equipamento.

Esses primeiros anos foram marcados por um impacto social muito grande, pois as máquinasrealmente tomaram os postos de trabalhos e só ficaram empregados aqueles que conseguiram se adaptar ou apresentaram maior aptidão para operar as máquinas.

Já no século XX, houve o início da produção em série, sobretudo das técnicas desenvolvidas e aplicadas por Henry Ford nos estados unidos, de maneira que a indústria automobilística bateu recordes de produção de carros em menos tempo....
tracking img