Automação industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2

2. OBJETIVOS 2

2.1 OBJETIVO GERAL 2

2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS 2

3. JUSTIFICATIVA 2

4. AUTOMAÇÃO 2

4.1 DEFINIÇÃO 2

4.2 HISTORICO 3

4.2.1 Século XVIII - A época dos grandes sistemas mecânicos 3

4.2.2 Século XIX – Surgimento das máquinas a vapor 3

4.2.3 Século XX –O sistema de automação passa a contar com
computadores 3

4.3 AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL 4

4.3.1 Arquitetura da automação industrial 6

4.4 COMPUTADORES PARA AUTOMAÇÃO 7

4.5 OUTRAS APLICAÇÕES DE AUTOMAÇÃO 8

4.5.1 Automação predial e doméstica ( domótica ) 8

4.5.2 Automação comercial 9

4.5.3 Automação bancária 9

4.5.4 Automação deescritório 10

5. METODOLOGIA 10

6. CRONOGRAMA 11

7. RESULTADO 11

8. CONCLUSÃO 11

9. BIBLIOGRAFIA 11

1. INTRODUÇÃO

No século XVIII o homem passou a produzir mercadorias em maior escala, devido uma evolução no modo de produção. A famosa Revolução Industrial a qual se iniciou na Inglaterra, pois, a mesma tinha condiçõesfavoráveis para tal feito, mas o que muitos não sabem é que essa evolução se deu ao fato dos trabalhos nas fabricas que antes eram artesanais, serem mecanizados, um exemplo disso foram as grandes maquinas de tear.

Essa mecanização fez com que houvesse uma maior agilidade no processo, porém muitos empregados perderam seus postos. Mas, o homem e sua grande sede de conhecimento não parou, fez com quesistemas a vapor entre outros criados por eles continuassem a evoluir, criando a eletricidade, o telegrafo, telefone, computador, etc. Em 1960, cria-se a palavra automação que designa o ato de um equipamento mecânico ou eletrônico de controlar seu próprio funcionamento, mas, o que realmente fez a automação passar por grande progresso foram os CLP’s (Controlador Lógico Programável).

Com toda aevolução da automação industrial uma logística precisava ser criada, para definir papeis no sistema, pois o mesmo é composto do que produz até o que efetua a venda, pensando nisso cria-se a planta industrial (Pirâmide da automação industrial) que é uma subdivisão das tarefas dentro das partes automatizadas de uma indústria.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Este trabalho tem como objetivo geral,proporcionar aos seus leitores, um conhecimento maior sobre a automação, relatando conceitos, histórico e a evolução, aplicações, assim como a divisão na pirâmide da automação industrial.

1. Objetivo Específico

• Conhecer a origem da automação;

• Definir o conceito da automação;

• Reconhecer os patamares da pirâmide da automação industrial;

• Identificar afunção de cada nível da pirâmide da automação industrial.

• Conhecer outras áreas de aplicação da automação.

3. JUSTIFICATIVA

A história da automação industrial é um assunto de suma importância para os acadêmicos das áreas de engenharia, de modo a sanar qualquer dúvida a esse respeito, o trabalho a seguir vem para contribuir com informações e estudos sobre a mesma.

4. AUTOMAÇÃO4.1 Definição
Automação é a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para diminuir o uso de mão-de-obra em qualquer processo, especialmente o uso de robôs nas linhas de produção. A automação diminui os custos e aumenta a velocidade da produção. Fonte: Lacombe (2004)
Também pode ser definida como um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas sobre um processo objetivando torná-lo maiseficiente, ou seja maximizando a produção com menor consumo de energia, menor emissão de resíduos e melhores condições de segurança, tanto humana e material quanto das informações inerentes ao processo.
Por automação entende-se a capacidade de se executar comandos, obter medidas, regular parâmetros e controlar funções automaticamente, sem a intervenção humana. Automação também é sinônimo de...
tracking img