Automação industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A função de auxiliar técnico desempenha as atividades de comprador técnico e orçamentista de máquinas e dispositivos para indústrias pneumáticas (industrias de pneus). Nessas atividades podemos encontrar a elaboração de orçamentos, acompanhamento de ordens de serviço e desenvolvimento de planilhas e programas para uso interno para controle da produção e de pedidos de compras.Dentre essas aquisições destaca-se os CLP’s que será descrito nesse relatório .

Tradicionalmente, os estoques são considerados úteis por protegerem o sistema produtivo de problemas que podem ocasionar a interrupção de fluxos de produção (falta de produtos). Se o conceito de just-in-time for aplicado em todas as etapas do processo não existirão estoques nem espaço para armazenagem,eliminando os custos de inventario. Serão de esperar, também, ganhos de produtividade, aumento da qualidade e maior capacidade de adaptação a novas condições. A implementação do JIT na função de materiais deve ser parte de uma estratégia global da empresa para integrar e agilizar todas as funções. O ritmo da introdução do sistema de compras JIT é muito importante.

Um sistema JIT interno somentepode funcionar com sucesso quando os materiais que estão alimentando são de suficiente qualidade e entregues a tempo. Duas atividades separadas em compras se relacionam com o aumento da eficiência da produção. A primeira e mais básica atividade é desenvolver uma base de fornecedores capaz de fornecer um produto de qualidade. A Segunda é trabalhar com os fornecedores nos planos e instruções deentrega, de modo que os produtos estejam disponíveis para a produção quando necessários. Nos estágios iniciais do desenvolvimento de um sistema JIT o de melhoria da qualidade a única distinção em usar ou não o JIT é que uma empresa que está implementando o JIT não aceita padrões inferiores de desemprego de fornecedores, qualquer que seja a razão.
Metas

1- Assegurar um fluxo estável decomponentes de qualidade.
2 - Reduzir o ciclo necessário para pedir o produto.
3- Reduzir a quantidade de estoques no fornecedor e na linha de produção.
4- Reduzir o custo dos materiais comprados

Objetivos

1- Melhorar a eficiência de compras.
2- Melhorar o desempenho de qualidade e entrega por parte dos fornecedores.
3- Isolar os fatores que influenciem o custo dos materiais.
4-Remover fatores de custo desnecessários do sistema de fornecimento de materiais.

Táticas

1- tratar os fornecedores como uma extensão do processo interno de manufaturas e cultivá-los como parceiros de negócios de longo prazo.
2- Estabelecer compromissos de compra e fornecimento de longo prazo.
3- Melhorar as comunicações com os fornecedores.
4- Envolver fornecedores nos estágios deplanejamento de novos produtos.
5- Usar a experiência dos fornecedores para melhorar a fabricabilidade do projeto e reduzir o custo do produto. O JIT será tratado aqui em cinco sessões. Ganhos de eficiência nas aquisições JIT.

Uma vez que está decidido melhorar a eficiência de compras, as políticas e
procedimentos deste setor devem ser alteradas para fazer melhor uso do tempo docomprador. Fazer melhor uso do tempo do comprador é viável, devotando mais tempo ao planejamento e implementando programas de melhoria. Cotações múltiplas de preços dão à gerência confiança de que foi obtido o menor preço. Onde forem necessárias múltiplas cotações, normalmente deve ser aceito o menor preço (algumas vezes as ofertas altas e baixas são descartadas). Os fornecedores que estejam incertos,quanto a contratos futuros, hesitarão em fornecer ao cliente o melhor preço. Existem algumas exceções, como em um mercado comprador (excesso de capacidade de produção dos fornecedores) ou quando um fornecedor tenta “comprar” (oferecendo um preço muito baixo) a sua entrada numa empresa, na esperança de obter futuros negócios. Em essência, a maioria dos sistemas de compra atualmente são estruturados...
tracking img