Automação de prensa

Páginas: 20 (4819 palavras) Publicado: 28 de abril de 2011
1 INTRODUÇÃO

A necessidade de mudança é algo que se sente durante todo o tempo, dentro de ambiente industrial, cujas máquinas “possuem uma tecnologia moderna”, porêm, comparada com a vinte atrás. O texto contido entre aspas trata-se da visão de uma indústria, que reluta através de seus lideres, ignorar todas as invenções do mundo que existe fora dos seus portões desencadeia a cadaminuto. Se existe a possibilidade de melhorar ou modernizar, então ainda temos uma função cumprir mesmo que literalmente.
Este trabalho tem como principal meta, elaborar um mapa ou diagrama elétrico para facilitar a manutenção e aproximar o comando elétrico de prensas de estampagem antigas, com um pouco do que existe hoje de sistemas de comando e controle de maquinas. Mais especificamenteutilizaremos um termo em inglês “retrofit” ou reajustar, refazer toda a parte de controle esperando melhorias, até mesmo facilitar a operação de quem trabalha com estas prensas.
O objeto de estudo trata-se das prensas de estampagem de latas de alimentos em conserva, encontrada na empresa Femepe S/A em navegantes, onde faço parte do grupo de pessoas da manutenção. Tendo também a manutençãodestas prensas como tarefa, percebi que a dificuldade na resolução de problemas ocorridos nestas maquinas, vem aumentando cada dia, considerando o tempo que se dispõe para procurar os problemas. Devido às condições que se encontram o circuito elétrico, não se consegue seguir um diagrama esquemático, e relacionando todas as maquinas que deveriam ser iguais, pode-se dizer que todas são diferentes, o fatose deve com as alterações que cada uma sofreu, mas que não vamos considerar neste trabalho.
A operação destas prensas também acabou diferenciando uma das outras, quando todas possuem os mesmos equipamentos e mesmo funcionamento, fazendo o operador ter que conhecer os “vícios” de cada uma, por exemplo, o intervalo de tempo entre a partida de um motor e outro, e quando uma prensa éconfundida com a outra dificulta a operação. A visualização do estado da prensa é um ponto importante, o sistema atual possui indicadores luminosos para sinalizar algumas falhas, poderia haver uma interface comunicando a prensa com o operador de forma clara, objetiva e que indicasse todos os acontecimentos durante o funcionamento.
Como a maioria das prensas que possuem deslocamento de matrizes,acionadas por motores elétricos através de embreagem, estas prensas também necessitam de dispositivos de segurança, para evitar o contado dos operadores com as partes moveis visando preservar sua integridade, algumas delas possuem estes dispositivos de segurança, outras foram julgadas por pessoas “capacitadas” e condenadas a não possuir estes dispositivos “em nome de uma produção mais intensa”. Éclaro que estamos pensando em manter a intensidade desta produção, mas não desativando aquilo que pode ser importante para a segurança, e sim com o real aumento de produção através de uma manutenção rápida evitando paradas longas.
No sentido tecnológico do trabalho o que se espera, é propor o uso de equipamentos eletro-eletrônicos de uso industrial presentes no mercado, para substituir otodo o painel de comando, e assim através de controladores, inversores de freqüência, sensores e IHM (interface homem maquina), transformar um sistema antigo que não atende as expectativas da indústria em algo adequado com atualidade. Tendo como finalidade a manutenção rápida e consciente, a operação simples, a transmissão de informação e a segurança.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 ÁLGEBRA DEBOOLE
O nome Álgebra Booleana é em homenagem ao matemático inglês George Boole que em 1854, a Álgebra de Boole foi criada para resolver e minimizar circuitos combinacionais com réles em 1838, e foi desenvolvido um cálculo para manipular estas expressões.
Os postulados da álgebra de boole são:
a) Postulado de Complementação;
Se [pic]
Se [pic]
Se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Automação em prensa hidráulica
  • Automacao eletrica de uma prensa excentrica mecanica
  • Automação Elétrica de uma Prensa Mecânica Excêntrica
  • prensa
  • prensa
  • prensa
  • Prensas
  • Prensas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!