Automação de baixo custo

Páginas: 5 (1183 palavras) Publicado: 6 de abril de 2011
1. Automação industrial:

Automação industrial é o uso de métodos, técnicas, dispositivos, equipamentos, softwares ou maquinas que tem como finalidade com a finalidade de aumentar a eficiência e a produtividade de um processo produtivo com um menor custo e um menos consumo de mão-de-obra, matéria-prima, e menor emissão de resíduos de qualquer especie com maior segurança humana e/ou deinformações reverentes ao processo produtivo,alem de reduzir esforços e a interferência humana sobre o processo e/ou maquina,cabendo ao ser humano o papel de controlar e/ou supervisor desse processo para que funcione de acordo com os padrões desejados. É considerado um processo que esta a diante da mecanização, onde humanos são simplesmente providos de maquinas para auxiliá-los em seus processosprodutivos.

Atualmente a parte mais visível da automação esta amplamente ligada à robótica, mas também esta inserida na indústria química, petroquímica e farmacêutica, automobilística, dentre outras, com o uso de sistemas e equipamentos altamente tecnológicos e precisos que garantem um alto grau de padronização e economia da matéria prima empregada. Grosso modo, toda indústria, atualmente, temalguma forma de automação, de um sistema simples aos mais elaborados.

É importante também lembrarmos que a automação não fica restrita somente no campo fabril; um simples caixa eletrônico é um mecanismo automatizado que através de uma seqüência de números e letras autoriza a retirado do dinheiro, outro exemplo é o uso de leitores de código de barras em lojas e supermercados que tem comofinalidade reduzir erros de aferição de preços e reduzir o tempo de soma do custo total da compra do cliente.

2. Automação de baixo custo:

Ao analisarem a utilização da automação em processos industriais, o maior equivoca dos gestores é simplesmente classificar essa tecnologia como um recurso caro e inacessível para empresas e/ou corporações menores ou com menor poder de investimentos, éclaro que todo investimento deve ser cuidadosamente analisado, mas a boa noticia é que a tecnologia de automação nunca esteve tão acessível.

A automação de baixo custo ou LCA (low cost automation) ,pode ser implantada através de um simples sistema de monitoramento de variáveis(exemplo:controle de temperatura,pressão,volumes e outros)ou por um controle mais sofisticado do processo com o usoda hidráulica, mecânica ,dispositivos elétricos e pneumáticos (abertura e fechamento de válvulas,acionamento de motores,maquinas e outros comandos),ate o uso de sensores em pontos estratégicos da linha de produção pode eliminar acidentes ou gargalos na produção,usando principalmente componentes padrão disponíveis no mercado.

Outra forma mais “barata” de automação é o uso de softwares quegarantam uma melhor administração e planejamento da produção.

3. Produção em lotes:

É a técnica de fabricação de criar um grupo de componentes em uma estação de trabalho antes de mover o grupo para a próxima etapa da produção. produção de lotes é comum em empresas menores ou empresas com produtos sazonais específicos, insumos farmacêuticos, etc.

3.1Vantagens e desvantagens:Existem varias vantagens da produção em lotes, que vão desde a redução do capital inicial gasto, pois a linha de produção pode ser usada para a produção da vários tipos de produtos o que pode ser útil para empresas pequenas que não podem pagar para executar as linhas de trabalho continuas. Se o varejista comprar um lote de um produto que não vende, então o produtor pode cessar a produção semter de sofrer perdas enormes. Produção em lotes também é útil para empresas que produz itens sazonais, para produtos para os quais é difícil prever a demanda, ensaio de produção, ou produtos que tenham um custo alto ou vida curta.

As desvantagens são a necessidade de interromper a produção para alterar a linha de produção, reconfigura-la e testá-la antes do próximo lote poder ser produzido....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema microcontrolado de automação de ambientes com supervisório de baixo custo
  • Habitação Popular de Baixo Custo
  • <casas de baixo custo
  • Baixo custo do projeto
  • Robotica Educativa de Baixo Custo
  • Impressora 3D de Baixo Custo
  • Brincadeiras de baixo custo
  • Aquecedor Solar de Baixo Custo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!