Autoimagem e autoconceito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo fornecer informações básicas em relação à autoimagem / autoconceito.
A autoimagem nada mais é do que a avaliação que fazemos de nós mesmos, esta avaliação depende de nosso histórico de vida, dos estímulos positivos e negativos que recebemos dos padrões com quais fomos confrontados, dos valores culturais vigentes, incluindo os estéticos, de nossasemoções e sentimentos.
O autoconceito é a forma como nos valorizamos ou relacionamos, corresponde a resposta “QUEM SOU EU?”. É formado por imagem corporal, sensibilidade corporal e tátil, cultura, religião e outros.













1. AUTOIMAGEM
A autoimagem é a parte descritiva do conhecimento que o indivíduo tem de si próprio. Ou seja, é a descrição que a pessoa faz de si mesma.Esse conhecimento tem também uma parte valorativa, que é a autoestima. Boa parte da autoimagem é construída na infância, mas mesmo na fase adulta, quando ela já estabilizou, permanece um conceito dinâmico.
Existem 3 tipos de autoimagem:
• Autoimagem individual está relacionada às características que fazem a pessoa ser única;
• Autoimagem coletiva são as informações aos diferentes grupos sociaisde que o indivíduo faz parte;
• Autoimagens potenciais são imagens que a pessoa tem de si no futuro.
Assim fica claro que a autoimagem e a autoestima são mutáveis (mudam facilmente), e dessa forma também o "si mesmo". A autoimagem e a autoestima se transformam em todas as pessoas devido ao processo de crescimento e cada fase da vida acrescenta algo. Porém traumas ou uma autoestimaexcessivamente baixa pode impedir que haja progresso do individuo. A autoimagem pode ser classificada como:
• Passividade: a pessoa não se impõe e aceita ser manipulada por outras pessoas;
• Agressividade passiva: emitir comportamentos contrários à sua vontade;
• Agressividade: ameaça as pessoas para conseguir o que deseja.
A importância da autoimagem pode ser definida também como nosso “retrato mental”baseado em experiências passadas, vivências e estímulos presentes e expectativas futuras. Inclui a forma o tamanho, as proporções do nosso corpo, nossos sentimentos. A aquisição da autoimagem se dá por aprendizagem. Ao interagir com as pessoas que lhe são importantes a criança recebe retorno verbal e não verbal que reforça suas particularidades. A avaliação que faz de si surge a partir da avaliaçãoque os outros fazem dela.
A imagem que a criança tem de si pode não ser exata, quanto mais real essa imagem maior facilidade terá de se comportar diante da vida. Quanto mais a criança gostar de sua autoimagem maior será sua autoestima. Onde vivemos a cultura da aparência, a beleza adquire conotação de aceitação de não rejeição. Não ser bela equivale a ser rejeitada. A busca da beleza é tambémbusca de aceitação. A beleza é uma delas e a mais valorizada, inclusive como critério de inclusão. Quando pergunta se é bonita está solicitando a aprovação do adulto. Quando não obtém êxito na construção de uma autoimagem pode generalizar essa inadequação para outras áreas de sua vida. A avaliação que fizer de si, suas crenças a respeito, determinarão seu comportamento. Uma autoimagem potencializaa beleza e a saúde. Mulheres que se avaliam como belas, mesmo sem preencherem as características de um “padrão”, apresentam autoestima e qualidade de vida superior àquelas que são mais atraentes, mas que não se vêm como tal. Sua beleza “rende mais” sendo tudo começado na infância...
Ela representa o conceito que a pessoa tem de si mesma podendo ser diminuído ou ampliado, em decorrênciade distúrbios intelectivos (fazem o individuo manifestar vários pensamentos ao mesmo tempo), são condições que vão se refletir como sintomas, podendo chegar a um patamar de ilusões e mesmo de delírios expressos como: Acredita ser rei; acredita ser uma pessoa muito importante; pensa que todos lhes devem obediência, que é um gigante, que todas as pessoas lhes são inferiores, com tendência a...
tracking img