Autodesenvolvimento - teoria geral do estado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Introdução 2
Resumo 3
Presidencialismo ou Parlamentarismo? Eis a questão! 4
Conclusão 6
Bibliografia 7

1.

Introdução

O presidencialismo é um sistema de governo no qualo presidente da república é chefe de governo e chefe de Estado. Como chefe de Estado, é ele quem escolhe os chefes dos grandes departamentos ou ministérios. Juridicamente, o presidencialismo secaracteriza pela separação dos poderes em: Legislativo, Judiciário e Executivo.
O sistema parlamentarista ou parlamentarismo é um sistema de governo no qual o Chefe de Estado não é eleito pelo povo, nãopodendo exercer livremente os poderes que lhe são atribuídos pela Constituição (só os exerce a pedido do governo) por falta de legitimidade democrática.
O governo responde politicamente perante oparlamento, o que significa que o parlamento pode forçar a demissão do governo através da aprovação de uma moção de censura ou da rejeição de uma moção de confiança, isso poderia ser até bom, não fossemtantos os escândalos envolvendo justamente as bancadas formadas pelos nossos representantes políticos.
Resumo

Desde a proclamação da república em 1889, até os dias de hoje, nunca sofremos tantocomo durante a ditadura, e pelo que aprendi foi justamente nessa época que contraímos dívidas grandes para o nosso País.
O presidencialismo, desde então vem trazendo desenvolvimento ao Brasil, mesmoque aos trancos e barrancos.
A pergunta que não quer calar é: - Será que o desenvolvimento teria sido maior com o regime parlamentarista?
Neste contexto exporei de forma simplória minha opiniãoatentando para o que tenho observado e percebido nesta atual conjuntura.


Presidencialismo ou Parlamentarismo? Eis a questão!

É de meu conhecimento que o presidencialismo não vem atendendo asreais necessidades públicas, não pelo menos em sua totalidade mais básica, o que me parece inaceitável, pois na verdade esse é o dever de um representante do povo, agir como um servidor do bem comum e...
tracking img