Autoconhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Auto
Autoconhecimento: caminho para uma promissora carreira

Patrícia Bispo
Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Católica de Pernambuco/Unicap. Atuou durante dez anos em Assessoria Política, especificamente na Câmara Municipal do Recife e na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco. Atualmente, trabalha na Atodigital.com, sendo jornalistaresponsável pelos sites: www.rh.com.br, www.portodegalinhas.com.br e www.guiatamandare.com.br.
+ textos de Patrícia Bispo
Em muitas situações, principalmente as consideradas inesperadas, as pessoas manifestam comportamentos que surpreendem tanto a elas próprias quanto aos que estão presentes naquele momento. O lado comportamental é uma verdadeira "caixinha de surpresas" e pode ser considerado positivo ounão, dependendo da reação que o indivíduo manifesta. Isso, vale salientar, não é restrito apenas à vida pessoal. No campo profissional, por exemplo, são inúmero os talentos humanos que encontram dificuldades de desenvolver uma melhor performance e até mesmo chegam a entrar em conflito com a empresa e seus pares, porque não conseguem administrar bem suas emoções.
Quem enfrenta esse problema ou jápresenciou algum colega "explodir" ou tomar decisões aparentemente incoerentes, sabe bem a repercussão que isso causa tanto ao profissional quanto à equipe que convive com ele. Diante disso, as empresas e as pessoas têm buscado alternativas para trabalhar o lado comportamental e uma das vertentes é investir no autoconhecimento. Isso porque através dele, a pessoa mergulha dentro de si, encontrarespostas que as levam a adotar determinadas reações seja em casa ou no trabalho. Para falar sobre a importância do autoconhecimento para as pessoas, inclusive as que desejam uma carreira promissora, o RH.com.br entrevistou Orlando Pavani Júnior, consultor organizacional e especialista em Recursos Humanos. "O RH pode estimular o autoconhecimento, incluindo nos diagnósticos de necessidades detreinamentos anuais", defende Pavani, ao ser questionado sobre a contribuição que a área de Recursos Humanos pode dar a quem procura conhecer melhor a si próprio e desenvolver as competências comportamentais. Confira a primeira entrevista publicada pelo RH.com.br em 2010 e aproveite a leitura!
 
RH.com.br - O que podemos compreender por autoconhecimento, quando levamos em consideração o ambientecorporativo?
Orlando Pavani Júnior - Podemos afirmar que o autoconhecimento representa o verdadeiro renascimento, típico de um primeiro olhar inteligente sobre si próprio, como forma de justificar um aprendizado efetivamente recontextualizante e resignificante no relacionamento consigo e com todas as pessoas que o cercam, tanto no âmbito pessoal, familiar e preponderantemente profissional.
RH - Quemnão investe no autoconhecimento, perde a oportunidade de desenvolver competências comportamentais?
Orlando Pavani Júnior - As chamadas competências emocionais só podem ser desenvolvidas quando são plenamente reconhecidas. É exatamente neste ponto que reside uma lacuna, uma vez que a grande maioria das pessoas intelectualizadas, especialmente sob o ponto de vista eminentemente acadêmico, sequeradmite que este tipo de reflexão emotizada sobre si mesma pode trazer algum tipo de resultado positivo para sua vida. A lacuna de competência existente nas organizações não é mais técnica nem tampouco acadêmica, mas essencialmente comportamental.
RH - No momento, quais os principais recursos utilizados para quem investe no autoconhecimento?
Orlando Pavani Júnior - A psicologia e a psiquiatria sempreforam bastante exploradas, mas recentemente algumas técnicas alternativas têm sido muito mais utilizadas e com melhores resultados. Dentre essas, podemos destacar: neurociências, programação neurolinguística, análise transacional, emotologia, dianética, entre muitas outras que também permitem que a pessoa trabalhe e o autoconhecimento.
RH - Os profissionais que trabalham o autoconhecimento...
tracking img