AUTOCONFRONTO:PEQUENO ENSAIO SOBRE A EGOLOGIA HUMANA

1273 palavras 6 páginas
AUTOCONFRONTO:PEQUENO ENSAIO SOBRE A EGOLOGIA HUMANA

Antônio Sabino da Silva Filho – jurista e filósofo

Conhece-te a ti mesmo! Há um grande dificuldade no autoconhecimento, pois, previamente, deve-se passar obrigatoriamente pelo autoconfronto. Confronto com seu eu, com sua própria natureza. Pergunta cíclica: quem sou eu? Quem eu sou? O que eu sou? E como eu sou? Haveria, portanto, necessidade de outrem para me apresentar a mim mesmo? E este outrem, seria alguém com minha mesma natureza, ou deveria ter natureza distinta da minha, para que pudesse discernir entre a boa e a má natureza?
A grande batalha interna não é o aoutoconhecimento. Não, este é o resultado de um processo mais doloroso e árduo para o ser, denominado autoconfronto. Como, poderia o ser cognoscente, ser, ao mesmo tempo, o conhecedor e o objeto a ser conhecido? Deve, assim, haver um retorno, um mergulhar sobre si mesmo, mas este mergulhar sobre si mesmo não ocorreria se não fosse por um impulso, uma impetuosa força que o levaria, invariavelmente, ao seu próprio íntimo.
Cremos que ninguém consegue tal proeza se não for compelido por essa força, que alguns chamam de consciência, outros chamam de despertar, outros, ainda, chamam de arrependimento. No entanto, como ativar a força? Seria ela interior ou exterior? Se interior, em qual dos cômodos da alma se encontra? Se exterior, em qual alma se econtra? Ser humano, ser pensante, ser existente, ser criatura, ser sentimental, ser vivo, ser racional, ser individual e coletivo, ser amante, ser amável.
É um misto de tudo, tudo dentro de uma só casca, dentro de um só invólucro. E ainda por cima é ser que sonha. Sonhar, então é humano? Então, se ser humano sonha, se posso sonhar, sou, então, no mínimo, humano. E a dor? E o erro? E o engano? E o pecado? E o arrependimento? E o perdão? E o não perdão? Para onde olhar, se seu olhar vive perdido no vácuo de teus caminhos interiores?
Triste é o riso do que sente a dor sozinho, e não pode dela falar a

Relacionados