Autobiografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Minha Vida Comigo - até o cap. 04

Todo mundo quer escrever uma autobiografia, nem que seja a própria. Atire a primeira página amassada quem nunca tiver tentado. Como costumo dizer, escrever uma autobiografia é a coisa mais fácil do mundo; difícil é encontrar quem leia.

O primeiro problema intrínseco da autobiografia é a compulsão que todos temos para mentir e fantasiar nossas lendaspessoais. Quando você senta e começa de fato a escrever sua história, subitamente as tias feias e ranzinzas viram princesas austríacas, sua mãe sempre foi amorosa e gentil e seu pai, o homem mais honesto do mundo. Parecem aqueles testes de vidas passadas onde todos fomos imperadores, reis, rainhas e sacerdotes. Que, aliás, deveriam andar a pé e viver sempre dentro do castelo, já que ninguém foi ferreiro,carregador de estrume, porteiro de ponte levadiça.

Há também o efeito contrário. Você transforma seu irmão num criminoso, o poodle vira pitbull e antes que você chegue ao final do primeiro capítulo já terá cometido suicídio literário. De qualquer forma, não há autobiografia isenta, já que o autor sempre mete o bedelho na vida do biografado.

O segundo problema é a linearidade. Não hápesquisas, mas suponho que a quase totalidade de tentativas de iniciar uma autobiografia comece do nascimento pra trás. Ou se começa com os avós imigrantes chegando de navio, ou com os pais se conhecendo ou o médico fazendo seu parto. Os mais engraçadinhos começam com o encontro do espermatozóide fertilizando o óvulo da mãe. O que me faz lembrar daquela piadinha do espermatozóide cansado de nadar que sevira para o colega ao lado e pergunta se falta muito para chegar aos ovários. E o outro diz que falta muito, sim, pois acabaram de passar pelas amídalas.

Existem muitos outros problemas, barreiras e dificuldades para prosseguir com a tarefa. A idéia de produzir uma obra em vida que um dia será póstuma, dá um caráter pesado ao texto. Buscamos termos eruditos, palavras bonitas e frases de efeito.Eu mesma fiz uma frase de efeito para incluir na minha história:
-“Minha vida é um livro aberto, com várias páginas que eu mesma arranquei.” Além do texto que falta, ainda tem todos aqueles que foram expulsos a tesouradas dos meus retratos.

É com essas cúmplices mãos que escrevo agora, dando início, enfim, a este romance, Minha Vida Comigo, a primeira autobiografia não-autorizada, já que nãotive meu consentimento oficial para publicar as revelações que se seguem. Inauguro assim a primeira página desta obra aberta e, Graças a Deus, inacabada.


O prefácio, que nem sempre é fácil!

Não gosto de prefaciar livros, especialmente os meus. Em geral, quem faz o prefácio é alguém próximo ao autor o que não é o caso. Mas, por falta de tempo hábil e excesso de texto inábil,
não tiveoutra opção senão fazê-lo. Por isso estamos aqui. Estamos, plural de majestade.
Este, porém, não é um livro comum. É uma obra totalmente diferente das outras obras literárias, como os romances que todo mundo compra e ninguém lê. Este é um livro que ninguém vai comprar, em primeiro lugar. Muito menos ler.
Mas, tudo tem um lado bom e, nesse caso, é o lado de fora. Da capa pra fora, o mundo é realmentelindo. Talvez você esteja se perguntando porque este prefácio é tão azedo. Simples: porque ainda não amadureci a idéia de ser obrigada a escrevê-lo.
Finalizando, quero deixar bem claro que diante do tribunal, negarei tudo o que estiver escrito entre as duas orelhas deste livro. Porque toda biografia é sempre uma ficção. Porque todos os que são citados um dia não estarão mais sobre este planeta.E depois de alguns milênios já não se pode mais ter certeza de nada que tenha ou não de fato acontecido. Viver é uma questão de tempo. Aproveitemos cada instante de nossas vidas, pois, tentando retardar o instante seguinte.
S.Paulo, 24 de março de 2000.
Rosana Hermann

Como tudo comecei.

Viver comigo não tem sido fácil. Meus defeitos são tantos, tão poderosos, tão complexos, que juntando...
tracking img