autobiografia

Páginas: 3 (615 palavras) Publicado: 24 de fevereiro de 2014
Capítulo 2 – Vulcanologia
Vulcanismo: conjunto de manifestações da geodinâmica interna, devido à subida de magma de zonas mais ou menos profundas para a superfície terrestre.
Vulcanismo:
Primário– erupções vulcânicas ou fissurais
Secundário – nascentes termais, emissões fumarólicas, géiseres














Cone vulcânico – elevação de forma cónica resultante da acumulação demateriais libertados durante uma erupção.
Chaminé vulcânica – canal no interior do aparelho vulcânico, que estabelece a comunicação entre a câmara magmática e o exterior.
Cratera – abertura do conevulcânico em forma de funil que se localiza no topo da chaminé vulcânica, formada por explosão ou por colapso da chaminé.
Câmara magmática – local situado no interior da Terra, onde se acumulamaterial rochoso fundido – magma.

Magma: mistura complexa resultante da fusão de rochas da crusta ou do manto quando sujeitas a temperaturas elevadas. Pode ascender à superfície ou ficar acumulado nalitosfera conforme supera ou não a pressão exercida pelas rochas encaixantes. A descompressão, o aumento da temperatura e a presença de água são os factores que levam à fusão das rochas. O magma apresentatrês fases:
Fase sólida: minerais que se formam no seio do magma ou minerais que não chegam a ser fundidos, aquando da formação do magma.
Fase líquida: resulta da fusão dos minerais da rocha queoriginou o magma.
Fase gasosa: vapor de água, dióxido de carbono, dióxido de enxofre,…
Vulcanismo primário (eruptivo): fenómenos caracterizados por erupções vulcânicas, isto é, emissões de materiais aelevadas temperaturas. As erupções podem ser subaéreas ou subaquáticas. Ascensão do magma por uma conduta tubular – vulcanismo central; ascensão por uma fenda alongada – vulcanismo fissural.Caldeira: o esvaziamento total ou parcial da câmara magmática torna o aparelho vulcânico instável por falta de sustentação do cone, o que pode conduzir ao seu abatimento. Posteriormente a retenção de águas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Autobiografia
  • autobiografia
  • Autobiografia
  • Autobiografia
  • Autobiografia
  • Autobiografia
  • Autobiografia
  • autobiografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!