Auto renova

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Título: Projecto “Mente Aberta”

2. Introdução:

A FOCO MOCAMBIQUE, Lda é uma empresa de formação técnica localizada na cidade de Maputo mais direccionada para formar jovens que queiram se integrar ou singrar no mercado de trabalho. Esta é uma organização maioritariamente constituida por jovens inteligentes e motivados para trabalhar.

Partindo do princípio que a FOCO forma jovens emvárias àreas tais como Administração e Gestão, Relações Publicas e Marketing, Refrigeração, Manutansão de Impressoras e Climatização, Informática e Línguas. Numa primeira fase, a Foco encontra-se apenas na cidade de Maputo, e ela pretende expandir-se para outros pontos, concretamente para alguns distritos de outras províncias do país, de modo a capacitar jovens nas àreas acima referidas ou as queconstituírem necessidades do mesmo distrito.

Para tal, pretendemos estabelecer parceria com o governo local e possivelmente com algumas instituições privadas do mesmo distrito que estejam disponíveis em colaborar com a Foco.

Este projecto é coordenado por indivíduos capacitados e dotados de experiência em matéria de elaboração e implementação de projectos o que permite uma grande redução deriscos e maior confiança.

3. Justificação:

A FOCO Moçambique pretende desenvolver este projecto pelo facto de alguns distritos se encontrarem dependentes das cidades capitais para ultrapassar certas dificuldades que por si só o faria.

Estas dificuldades são agravadas pelo facto de o distrito municipal da Matola possuir pouco jovens capacitados tecnicamente em certas àreas queconscidentemente são áreas em que as instituições e a população deste distrito mais têm dificuldades, recorrendo assim à cidade de Maputo para as possíveis solições dos problemas.

Assim, a FOCO pretende capacitar jovens em matérias tecnico-profissionais de modo a dotar o distrito municipal da Matola de indivíduos formados que poderão ajudar a solucionar os problemas das instituições, garantindo apartir daí o seu auto-sustento e deste modo contribuindo para o desenvolvimento deste distrito, no âmbito do programa governamental de descentralização da económia do país e o consequênte combate a pobreza absoluta.

4. Objectivos do projecto:
4.1. Geral:
Capacitar jovens em matérias técnicas, de acordo com as necessidades do distrito e insentivar os mesmos por forma que desenvolvam uma fonte deauto-sustento.

4.2. Específicos:
 Formar o maior número possível de jovens interessados existentes no distrito;

 Identificar àreas em que possamos abrir uma cooperativa para empregar alguns jovens que beneficiarão de formação;

 Criar uma cooperativa para prestação de serviços relacionados com as áreas em que irão decorrer as formações.

5. Metodologia
O curso foi desenhado paraconferir competências práticas indispensáveis ao uso eficiente das ferramentas disponíveis. Deste modo a forma mais adequada para capacitar o estudante é torná-lo o centro do debate e o monitor como moderador.
As aulas são orientadas pelo monitor com a ajuda de aparelhos tecnológicos audio-visuais, e será disponobilizado o material audio-visual e o monitor tem a tarefa de disponibilizar omaterial bibliográfico de modo a permitir maior interacção com os estudantes nas aulas.

6. Grupo Alvo:
- Indivíduo que pretendem se formar numa das diversas áreas de formação monitoradas pelo Foco;
- Indivíduos com conhecimentos técnicos, básicos e gerais sobre qualquer curso que pretendem se formar;
- Indivíduos trabalhadores que pretendem ser reciclados nas áreas que vem desenvolvendonormalmente as suas actividades;
- Empresas públicas e privadas que pretendem formar os seus funcionários em áreas estratégicas com vista a uma melhor participação na instituição;
- Indivíduos recém formados no ensino geral ou técnico que pretendem dar continuidade do curso no ensino médio ou superior;
- Indivíduos com determinada motivação e aspiração de ocupar postos chaves numa determinada...
tracking img