Auto imagem de crianças obesas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
universidade do estado do rio grande do norte

Érika pedrosa rocha

A AUTO-IMAGEM DAS CRIANÇAS OBESAS

Mossoró - RN
2007
Érika pedrosa rocha

A AUTO-IMAGEM DAS CRIANÇAS OBESAS

Trabalho apresentado à banca examinadora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, para conclusão do Curso de Especialização em Desenvolvimento Infantil.Orientador: Dr. José Pereira de Melo.

Mossoró - RN
2007

”Dedico este trabalho aos meus pais Rocha Neto e Bráulia , aos meus irmãos Dalton e Cyro, e ao meu sobrinho Mateus, razões da minha existência.´´

“Agradeço, primeiramente, a Deus, por iluminar o meu caminho, por me dá forças para chegar atéaqui.
Aos meus pais, pelo incentivo, respeito, compreensão e admiração pelo meu trabalho,
Ao professor Pereira pela paciência, compreensão e ensinamentos,
A todos que direta ou indiretamente contribuíram para a realização dessa conquista.”

RESUMO

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO
1.1 TEMAConsidera-se crescimento, no seu conceito mais amplo, um processo contínuo e dinâmico que ocorre desde a concepção até o final da vida e que é expresso pela variação do tamanho corporal.
Cada ser humano nasce com um potencial genético para o crescimento, que poderá ou não ser atingido, dependendo das condições a que ele se submete desde o período intra-útero e por toda a infância eadolescência.
O crescimento humano, que se processa desde a concepção até a idade adulta, sofre a influência de fatores intrínsecos e extrínsecos, os primeiros representados pela carga genética e pelo sistema de regulação neuroendócrino e os segundos por determinantes socioambientais e econômicos, tais como: renda familiar, escolaridade materna e paterna, situação da moradia, saneamentobásico, alimentação, condições de saúde, e aglomeração de pessoas na casa , entre outros.
O estudo do peso e suas repercussões sobre a imagem que a criança faz de si mesma é, neste contexto, o tema deste estudo.

1.2 OBJETIVOS

Com este estudo objetiva-se analisar a obesidade infantil em especial a imagem que a sociedade e a própria criança fazem deste quadro, tão presente naatualidade.

1.3 JUSTIFICATIVA

Justifica-se esta abordagem focalizando a obesidade infantil e a imagem que crianças obesas frente ao grande numero de ocorrência de obesidade infantil no Brasil e no mundo e a relevância que a auto-imagem tem para um crescimento biológico e psicológico saudável.

1.4 METODOLOGIA
O presente tópico apresenta, caracteriza e justifica os procedimentosmetodológicos adotados nesta investigação.
Gil (1992) define que metodologia significa, na origem do termo, estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer ciência. Não se restringe apenas aos métodos e técnicas utilizados na pesquisa, uma vez que, além da face empírica à quais estes estão relacionados, a metodologia envolve também a intenção da discussão problematizante.Pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científicos.
Neste contexto, a pesquisa, pode ser classificada em dois grandes métodos: o quantitativo e o qualitativo, ao qual estes diferenciam-se na forma de abordagem do problema, sendo a natureza da pesquisa e os objetivos propostos que determinarão a escolha do método.
Assim, a abordagemqualitativa ajusta-se melhor aos objetivos do presente estudo, onde Gil (1992) indica as características citando que a pesquisa qualitativa tem como fonte direta dos dados, o ambiente natural e o pesquisador como instrumento chave; os dados coletados são na maioria descritivos; os pesquisadores qualitativos preocupam-se muito com o processo e não apenas com os resultados; a tendência em analisar...
tracking img