Auto-estima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Título: O VALOR DA AUTO-ESTIMA.
Data: _______/ _______/ _______.
Objetivos Gerais:
• Refletir sobre a auto-estima e o autoconhecimento.
• Compreender o que é auto – estima e sua importância.
• Sensibilizar sobre os malefícios e conseqüências da baixa auto – estima.
• Sensibilizar para a importância de transformar um pensamento negativo em outro mais positivo.

Público Alvo: Público emgeral.
Número de participantes: 45
Tempo: 1 hora e 30 minutos
Material: Lousa (1), giz branco e colorido (15), papel A4 branco (1 pacote com 100 folhas), papel A4 colorido (1 pacote com 100 folhas), canetinhas coloridas (5 pacotes com 12 unidades), tesoura (45), cola (23) , cartolina (5), cartões em branco (200) , caneta preta ou azul (45), caneta prateada ou amarela (45), mesas (45), cadeiras(45), crachás (45) , fichas (45), envelopes pequenos (45), balas (100), espelhos pequenos (45), bexigas (45).

JUSTIFICATIVA

A auto-estima é o mais importante julgamento que o ser humano faz de si mesmo, pois ela pode ser responsável tanto pelo sucesso como pelo fracasso nas mais diversas áreas da vida. Relaciona-se ao auto-respeito, calcada sobre os sentimentos de competência pessoal e devalor pessoal.

Quando a auto-estima é elevada, o sujeito sente-se adequado à vida, competente e merecedor. Ao contrário, na baixa auto-estima sente-se errado como pessoa, inadequado à vida, podendo apresentar sentimento de culpa, dúvidas e medos exagerados.

Na verdade, todos nós estamos à procura de algo que nos preencha. Esse sentimento ainda é o que rege tudo que buscamos, fazemose somos. Principalmente o amor por nós mesmos, que é a base da construção da auto-estima.
Esse trabalho tem a intenção de ajudar as pessoas a refletirem sobre a sua auto-estima, dando-lhes alternativas para melhorar sua qualidade de vida através de atividades concretas do dia-a-dia.

AUTO-ESTIMA

“Qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra,conseqüentemente, confiança em seus atos e julgamentos. Crença e confiança em suas próprias habilidades e valor.”
Dicionário Houaiss

Para analisar o comportamento humano e suas atitudes e ações, podemos nos referir aos motivos ou motivações para agir e a origem do impulso, caracterizando uma ação específica, que por sua vez pode ser ocasionada por alguns estímulos externos do ambiente onde o indivíduovivencia experiências. Também podemos falar que a auto-estima está relacionada ao raciocínio e cognição, que é resultado do que conhecemos de nós mesmos e sobre o meio externo que nos rodeia, levando em consideração aspectos de valores pessoais, possuindo conteúdos do ambiente físico e social diante de experiências anteriores.
A auto-estima é resultado da energia ativa e o que impulsiona ocomportamento no âmbito de seus anseios, inseguranças e ameaças. Diante desta correlação, cada indivíduo possui necessidades diferentes, conforme o contexto da época em que está inserido, de suas crenças e valores.

A auto-estima é um dos processos psicológicos que mais influencia a vida e o desempenho humano, pois representa o componente emocional do nosso eu, isto é, o quanto gostamosverdadeiramente de nós mesmos e do modo de vida que levamos.

A melhor definição da auto-estima é, portanto, "o quanto você gosta de si mesmo" ou "o quão bem você se sente a seu respeito e em relação ao modo como você vive." É a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma. É ser capaz de respeitar, confiar e gostar de si.

A auto-estima começa a se formar na infância e vai sendo desenvolvidaao longo do processo da vida. A identidade de cada indivíduo é construída através das experiências, de como foram iniciados nesse mundo, do aprendizado, das respostas que receberam de suas ações, tanto positivas quanto dolorosas. A expectativa dos pais ou de qualquer pessoa que influencia na sobrevivência física ou aceitação social, com certeza exerce um impacto dramático na formatação da...
tracking img