Auto desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema 3: Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional

O Brasil sediará os Jogos Olímpicos. Apesar de não ser exatamente uma potência olímpica, o país tem um grande compromisso com a organização desse evento de alcance mundial,
afinal não se trata apenas de um evento esportivo.

Nas quadras, arenas e estádios, atletas de diferentes países se enfrentarão em cada modalidade, dentro deregras bem estabelecidas, a fim de buscar a vitória em nome do trabalho em equipe, da superação física e mental. Além disso, um evento olímpico permite valorizar práticas que estimulam bons hábitos entre as pessoas. Portanto, as Olimpíadas consistem em uma celebração mundial da paz entre os povos e, também, dos limites e da valorização do ser humano, independente de raças, credos ou ideologias.Você foi convidado pelo Comitê Olímpico Brasileiro para integrar a equipe organizadora, que tem grande influência nas decisões que precisam ser tomadas na área técnica responsável pela gestão das equipes ligadas ao atletismo. Para alguns, o atletismo é a parte nobre do torneio, uma vez que ele compõe as modalidades mais clássicas dos Jogos Olímpicos e que existem desde os primeiros jogos naAntiguidade, tais como corrida, maratona, arremesso de peso, lançamento do martelo e do dardo, salto em comprimento, salto com vara, levantamento de peso etc.

Mas atenção para um fato importante: faltam poucos meses para início dos jogos e seu país não é rico, portanto há restrições de orçamento e pressão por cumprimento de prazos. Sendo assim, soluções criativas e inovadoras terão que ser valorizadase buscadas por você.

Sua missão é contribuir para o sucesso olímpico do país com base em duas frentes de trabalho:

1. Fazer com que atletas e treinadores que já integram as diversas equipes na mesma e em diferentes modalidades aprendam uns com os outros e possam ter suas ideias valorizadas e que haja um clima positivo para discutir soluções para os desafios que começam a surgir.

2.Descobrir talentos novos nas diversas modalidades que serão disputadas, afinal, existem técnicos e atletas amadores de grande valor que estão espalhados pelo interior do país e que podem conseguir medalhas se forem descobertos e valorizados a tempo.

Com essa atividade você deveaplicar as teorias de valorização do capital intelectual e de organizações que aprendem. Vamos explicar isso: se as pessoastêm conhecimento importante e que pode ser aproveitado para uma melhor performance dos atletas brasileiros, isso é uma forma de capital intelectual;se as diversas equipes espalhadas pelas diversas modalidades (o que estamos chamando de comissões) forem pensadas cada uma como uma pequena organização, no conjunto, essas comissões/organizações podem aprender umas com as outras. Com essa base deconceitos, é possível implementar o modelo de criação do conhecimento organizacional e criar conceitos novos para uma situação bem definida que é a melhor preparação do país para os jogos.

Para tanto, você deverá elaborar um relatório, baseando-se nos passos que serão apresentados a seguir!

Passo 1:

No Comitê Olímpico Brasileiro, em nosso exercício fictício, os técnicos mais experientes nãotêm muita oportunidade de compartilhar o que sabem. Apesar de várias comissões participarem de torneios internacionais, as informações que trazem não são compartilhadas como deveriam. Importante saber também que alguns técnicos e atletas, inclusive que atuam no exterior há muito tempo, estão meio reticentes e parecem não entender a importância do evento para o Brasil.

Sua primeira atividadeneste passo 1, é, portanto, apresentar respostas para duas importantes questões:

1. Como valorizar o capital intelectual e o conhecimento dos técnicos, demais profissionais e atletas envolvidos nas Olimpíadas?


Dica: Pense em como responder a essa questão retomando o conceito de conhecimento tácito que estudamos nas aulas-tema 2 e 3 e procure no conteúdo da aula 2 tudo que se refere a...
tracking img