Auto da barca do inferno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os mortos começam a chegar. O primeiro a embarcar é um Fidalgo, que chega acompanhado de um Pajem, que leva a calda da roupa do Fidalgo e também uma cadeira, para seu encosto. Ele representa anobreza, e é condenado ao inferno por seus pecados, tirania e luxúria. O diabo ordena ao fidalgo que embarque. Este, arrogante, julga-se merecedor do paraíso, pois deixou muita gente rezando por ele. Entãoencaminha-se a barca do anjo mas é recusado pelo anjo, encaminha-se, frustrado, para a barca do inferno; mas tenta convencer o diabo a deixá-lo rever sua amada, pois esta "sente muito" sua falta. Odiabo por sua vez destrói seu argumento, afirmando que ela o enganava.
O segundo a chegar e o onzeneiro. Ele também é condenado ao inferno por ganância e avareza. Ele tenta convencer o anjo adeixar ele ir para o céu, mas não consegue. Também pede ao diabo que o deixe voltar para pegar a riqueza que acumulou, mas é impedido. Então e encaminhado para a barca do inferno pelo Diabo.
Oterceiro a chegar é o parvo (um tolo, ingênuo). O diabo tenta convencê-lo a entrar na barca do inferno; quando o parvo descobre qual é o destino dela, vai falar com o anjo. Este, agraciando-o por suahumildade, permite-lhe entrar na barca do céu
A quarta alma é a de um sapateiro, com todos os seus instrumentos de trabalho. Durante sua vida enganou muitas pessoas, e tenta enganar também o diabo.Como não consegue, recorre ao anjo, que o condena como alguém que roubou do povo.
O frade é o quinto a chegar... com sua amante. Chega cantarolando. Sente-se ofendido quando o diabo o convida aentrar na barca do inferno, pois, sendo representante religioso, crê que teria o perdão. Foi, então condenado ao inferno por falso moralismo religioso.
Brísida Vaz, feiticeira e alcoviteira, érecebida pelo diabo, que lhe diz que seu o maior bem são "seiscentos virgos postiços". Virgo é hímen, representa a virgindade. Essa mulher prostituiu muitas meninas virgens, e enganou seiscentos homens,...
tracking img