Auto da barca do inferno - f.n., caracterização, sinopse, tempo e espaço,

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Foco Narrativo:
3ª pessoa, Narrador observador. (Pág. 30 “Vem o Fidalgo e, chegando ao batel infernal, diz:...”).
Caracterização:
Anjo:
É o Arrais do Batel da Glória. Mostra-se justo e seguidor de regras (Pág. 33)
Diabo:
É o Arrais do inferno. É Sarcástico e Controlador (Pág. 35 e 75)
Companheiro do Diabo:
Não é muito comunicativo, faz o que lhe mandam fazer. É submisso ao Diabo. (Pág. 29e 30)
Fidalgo, D. Anrique:
Traz consigo um manto e um pajem que transporta uma cadeira. Estes simbolizam a opressão dos mais fracos e pobres, a tirania e a presunção. Mostra-se um pouco metido, por se achar superior e ser rico, achava que iria diretamente para o céu. (Pág. 30/ Glossário pág. 40).
Onzeneiro:
Um homem que emprestava dinheiro aos pobres e desesperados, e cobrava juros altos.Traz um bolsão. Este elemento simboliza o apego ao dinheiro, à ambição e a ganância. (Pág. 38/ Glossário pág. 40).
Parvo:
Representa simbolicamente, os menos afortunados de inteligência. Por ser Ingênuo, ter tido uma vida difícil e injusta, é o único que passa pelo Diabo, mas na realidade, permanece na barca da gloria. (Pág. 42/ Glossário pág. 40).
Sapateiro:
Vem trazendo seu avental e moldes.Estes elementos simbolizam a exploração interesseira, da classe burguesa comercial. Mostra-se interesseiro, pois ia assistir à missa, achando que isso corrigiria e anularia seus pecados. (Pág. 46/ Glossário pág. 40).
Frade:
Vem com a moça (Florença), espada e escudo. Estes elementos representam a vida mundana do Clero, e a dissolução dos seus costumes. É um tipo de pessoa, que mente para si mesmo,e se convence. Condena pessoas por não seguir as regras colocadas pela igreja, sendo que ele mesmo não as segue. (Pág. 49/ Glossário pág. 40).

Alcoviteira:
Traz as mercadorias necessárias para sua pratica profissional, moças e os cofres. Estes elementos representam a exploração interesseira dos outros, para seu próprio lucro. (Pág. 56 / Glossário pág. 40).
Judeu:
Traz um Bode nas costas.Este elemento simboliza a rejeição a fé cristã. Deve ser uma pessoa tão ruim, que nem o próprio Diabo mostra interesse em leva-lo em sua barca. (Pág. 60 / Glossário pág. 40).
Corregedor:
Traz processos, feitos. Estes elementos simbolizam a magistratura. Achava-se importante, mas era desonesto, pois muitas vezes, jugou pessoas indevidamente e injustamente, e por isso, seu destino foi a barca doinferno. (Pág. 63 / Glossário pág. 40).
Procurador:
Chega trazendo livros. Estes têm o mesmo significado que os feitos do corregedor, a magistratura. É controlador e se acha superior. (Pág. 68 / Glossário pág. 40).
Enforcado:
Acredita ter o perdão garantido. Seu julgamento terreno e posterior condenação à morte o teriam redimido de seus pecados, mas é condenado igual aos outros, pois acreditou noque o diabo disse, sem mesmo questionar. Ele carrega a mesma corda com que fora enforcado. (Pág. 72 / Glossário pág. 40).
Quatro Cavaleiros:
Carregam a cruz de Cristo simboliza a fé dos cavaleiros pela religião católica. São seguros e persistentes, e seguem o que acreditam. (Pág.76 / Glossário pág. 40).

Sinopse:
Introdução:
O livro começa com a barca do inferno e a barca do paraísochegando. O diabo conversa com a seu companheiro.
Fidalgo, trazendo um pajem e uma cadeira, chega sem saber aonde ir, chega à barca do inferno e conversa com o diabo, ele o manda subir na barca, mas ele não quer, pois esta vai para o inferno. Vai à barca do paraíso, o anjo o rejeita, e sem opção, ele volta para o diabo, tenta convencer o diabo a deixa-lo voltar à vida para se despedir, não consegue, seconforma entra na barca.
Já com o onzeneiro, acontece uma situação semelhante. Ele chega ao rio, portando um bolsão, conversa com o diabo, não quer ir para o inferno, então vai à barca do paraíso, mas novamente, o anjo o rejeita, então volta para o batel do diabo, tenta convencê-lo a deixar voltar a vida, mas não consegue, então entra na barca.
O parvo, Joanne, chega à barca do inferno,...
tracking img