Auto critica - elizelda

332 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS – PROFEBPAR
PROFESSORA: RAKEL

ELIZELDA DO NASCIMENTO ABREU

AUTO CRÍTICA

A qualidade social do currículo se expressa no provimento das condições pedagógico-didáticas que asseguram melhor qualidade cognitiva e operativadas experiências de aprendizagem.

Grajaú-MA
2012
A reflexão sobre o currículo está instalada como central nos projetos político-pedagógico das escolas e nas propostas dos sistemas de ensino, assim como nas pesquisas nas teorias pedagógicas e na formação inicial e permanente dos docentes.
Diante do ideal de construir essa sociedade a escola, o currículo e docência são obrigados a se indagar e tentar superar toda prática e toda cultura seletiva excludente, segregadora e classificatória na organização do conhecimento dos tempos e espaços, dos agrupamentos dos educandos e também na organização do convívio e do trabalho dos educadores e dos educandos. É preciso superar processos de avaliação sentenciadora que impossibilitam que crianças, adolescentes, jovens e adultos sejam respeitadas em seus direitos a um percurso contínuo de aprendizagem, socialização e desenvolvimento humano.
O sistema escolar, assim como a nossa sociedade, vai avançando para esse ideal democrático de justiça e igualdade democrático de justiça e igualdade de garantia dos direitos sociais, culturais, humanos para todos. Mas ainda há indagações que exigem respostas e propostas mais firmes para superar tratos desiguais lógicas e culturas excludentes.
Todos os textos, em seus vários ângulos destacam essas indagações não apenas sobre o currículo, mas sobre a escola, a docência e seus esforços por construir estruturas mais igualitárias, menos seletivas.
Nas práticas docentes estão contidos elementos extremamente importantes, como a problematização, a intencionalidade para encontrar soluções, a experimentação metodológica, o enfretamento de

Relacionados

  • Trabalho interdisciplinar - serviço social
    2824 palavras | 12 páginas