Auto-avaliação de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conteudo

O professor abordou o conceito de Sociologia.Que é uma das ciências humanas que estuda as unidades que formam a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.
Na ultima aula foram abordados os seguintes topicios:

Ação social:A ação tradicional diz respeito aos hábitos ecostumes enraizados, como por exemplo, comemorar o natal. A ação afetiva é inspirada em emoções imediatas, sem considerações de meios ou de fins a atingir, como torcer por um time, o indivíduo pratica a ação porque se sente bem. A ação racional em relação a valores é aquela em que o individuo considera apenas suas convicções pessoais e sua fidelidade a tais convicções, como ser honesto, ser casto. Ea ação racional com relação a fins é praticada com um objetivo previamente definido, visando apenas o resultado.
Coerção social : Émile Durkheim É reconhecido amplamente como um dos melhores teóricos do conceito da coerção social. Partindo da afirmação de que "os fatos sociais devem ser tratados como coisas", forneceu uma definição do normal e do patológico aplicada a cada sociedade, em que onormal seria aquilo que é ao mesmo tempo obrigatório para o indivíduo e superior a ele, o que significa que a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais, antes mesmo de terem uma existência tangível.
Comunicação: O papel da comunicação é de transmissão de significados entre pessoas para a sua integração na organização social.
comunidade: Do ponto de vista da sociologia, a comunidadeé um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico.
Conflito social: Grande parte dos sociólogos do final do século XIX e início do século XX preocupou-se com o tema do conflito nas sociedades, como foi o caso de Karl Marx. Já em meados do século XX, concretamente com oflorescimento do funcionalismo, o conflito social foi visto por muitos sociólogos como causa de bloqueio ou mau funcionamento da vida em grupo e em sociedade.
consenso: Conformidade de pensamentos, sentimentos e acções que caracterizam os componentes de determinado grupo ou sociedade.
controle social:CONTROLE SOCIAL. Conjunto das sanções positivas e negativas a que uma sociedade recorre paraassegurar a conformidade das condutas aos modelos estabelecidos (Rocher). O controle social pode ser informal (natural, espontâneo, baseado nas relações pessoais e íntimas que ligam os componentes do grupo) e formal (artificial, organizado, exercido principalmente pelos grupos secundários).
Divisão social do trabalho:Distribuição de seres humanos, pertencentes á mesma comunidade, em ocupaçõesinterdependentes e complementares.
Estrtura socia: Partindo da constatação de que os membros e os grupos de uma sociedade são unidos por um sistema de relações de obrigação, isto é, por uma série de deveres e direitos (privilégios) recíprocos, aceites e praticados entre si, a estrutura social refere-se à colocação e à posição de indivíduos e de grupos dentro desse sistema de relações de obrigação.Por outras palavras, o agrupamento de indivíduos, de acordo com posições, que resulta dos padrões essenciais de relações de obrigação, constitui a estrutura social de uma sociedade (Brown e Barnett).
Cooperação:É particular de processo social em que dois ou mais indivíduos ou grupos actuam em conjunto para a consecução de um objectivo comum. É requisito especial e indispensável para a manutenção econtinuidade dos grupos e sociedades.
Função social:
Grupo social: Formam uma colectividade identificável, estruturada, contínua, de pessoas sociais que desempenham papéis recíprocos, segundo determinadas normas, interesses e valores sociais, para a consecução de objectivos comuns (Fichter).
Habitus: Forma de conduta individual, mecanizada ou automatizada pelo indivíduo.
Ideologia: Sistema...
tracking img