Autismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AUTISMO

Um transtorno cuja incidência em crianças é mais comum e maior do que a soma dos casos de AIDS, câncer e diabetes juntos. No Brasil estima-se que tenhamos 2 milhões de autistas, mais da metade ainda sem diagnóstico. No mundo, a ONU estima que existam mais de 70 milhões de pessoas com Autismo.
Quando existe uma suspeita ou diagnóstico de Autismo, pais e parentes são mergulhados  numuniverso desconhecido e assustador de termos técnicos, testes, tratamentos e palpites de todos os lados. Além de questões médicas, há também uma série de emoções e assuntos práticos a serem abordados. 
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responderapropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas). Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento.
Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sérios problemas no desenvolvimento da linguagem. Algunsparecem fechados e distantes, outros presos a rígidos e restritos padrões de comportamento. Os diversos modos de manifestação do autismo também são designados de espectro autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo. Atualmente já há a possibilidade de detectar a síndrome antes dos dois anos de idade em muitos casos.
O autismo é uma patologia diferente do retardo mental ou dalesão cerebral, embora algumas crianças com autismo também tenham essas doenças. 
A causa do autismo não é conhecida. Estudos de gêmeos idênticos indicam que a desordem pode ser, em parte, genética, porque tende a acontecer em ambos os gêmeos se acontecer em um. Embora a maioria dos casos não tenha nenhuma causa óbvia, alguns podem estar relacionados a uma infecção viral (por exemplo, rubéolacongênita ou doença de inclusão citomegálica), fenilcetonúria (uma deficiência herdada de enzima), ou a síndrome do X frágil (uma dosagem cromossômica).
Uma criança autista prefere estar só, não forma relações pessoais íntimas, não abraça, evita contato de olho, resiste às mudanças, é excessivamente presa a objetos familiares e repete continuamente certos atos e rituais. A criança pode começar afalar depois de outras crianças da mesma idade, pode usar o idioma de um modo estranho, ou pode não conseguir - por não poder ou não querer - falar nada. Quando falamos com a criança, ela freqüentemente tem dificuldade em entender o que foi dito. Ela pode repetir as palavras que são ditas a ela (ecolalia) e inverter o uso normal de pronomes, principalmente usando o tu em vez de eu ou mim ao sereferir a si própria.
Crianças com autismo usualmente exibem pelo menos metade das características listadas a seguir:
* Dificuldade de relacionamento com outras pessoas
* Riso inapropriado
* Pouco ou nenhum contato visual - não olha nos olhos
* Aparente insensibilidade à dor - não responde adequadamente a uma situação de dor
* Preferência pela solidão; modos arredios - busca oisolamento e não procura outras crianças
* Rotação de objetos - brinca de forma inadequada ou bizarra com os mais variados objetos
* Inapropriada fixação em objetos
* Perceptível hiperatividade ou extrema inatividade - muitos têm problemas de sono ou excesso de passividade
* Ausência de resposta aos métodos normais de ensino - muitos precisam de material adaptado
* Insistênciaem repetição, resistência à mudança de rotina
* Não tem real medo do perigo (consciência de situações que envolvam perigo)
* rísticas do autismo
* Procedimento com poses bizarras (fixar objeto ficando de cócoras; colocar-se de pé numa perna só; impedir a passagem por uma porta, somente liberando-a após tocar de uma determinada maneira os alisares)
* Ecolalia (repete palavras ou...
tracking img