Autismo na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O presente artigo desenvolve-se através de estudos sobre a inclusão de crianças portadoras de autismo na Educação Infantil, pois, é uma inovação, tendo um aspecto muito polêmico no meio educacional, inserir alunos autistas, pois, é garantido o direito de todos à educação.
Entende-se, que a educação inclusiva, é uma proposta de tornar a educação acessível a todas as pessoas, ouseja, refere-se à aceitação e à participação de todos, embora tenha como prioridade, a inclusão de pessoas portadoras de autismo no contexto social.
O objetivo geral proposto no desenvolvimento do estudo, foi identificar as dificuldades e a falta de preparação dos profissionais da educação infantil, com as crianças portadoras de autismo do Centro de Educação Infantil Norma Berneck, com opropósito de obter subsídios para um programa educativo que possa qualificá-los.
Tendo como suporte de apoio os objetivos específicos, analisar as condições intelectuais e emocionais dos professores, quando recebem alunos autistas e não tem preparo para conduzir seu trabalho pedagógico; refletir sobre a importância e as necessidades da inclusão de portadores de autismo no Centro de Educação Infantil;oferecer suporte aos profissionais da Educação Infantil, para receber alunos autistas, suprindo essa necessidade.
Justifica-se o estudo, pois, os educadores devem preocupar-se com a questão da inclusão e como ela deve ser realizada nas escolas de acordo com o que está na Constituição Brasileira. Pensando nisso, esta pesquisa é de extrema importância para todos os educadores, pois, necessitam de umapreparação para receber alunos autistas no cotidiano da sala de aula.
A construção do conhecimento é predefinida, intencional e deliberada devendo os professores ter decisões que selecionarão um caminho para a aprendizagem através de metodologias de ensino e recursos didáticos - pedagógicos a serem utilizados. Portanto, a escola devera ter auxiliado diretamente na introdução do aluno autista nomundo social, cultural e científico.
O motivo do estudo sobre a inclusão de crianças autistas principalmente na Educação Infantil, discute a forma pela qual se dará este processo, tais como, em especial a necessidade de preparação de professores, visando evitar sempre a discriminação, sabendo como desenvolver seu trabalho pedagógico perante essa situação. No desenvolvimento do tema, utilizou-se dapesquisa bibliográfica, observações com registros, durante os meses de Mario a outubro de 2011 com os professores.
Devido a esta problemática do ensino inclusivo, o profissional pedagógico muitas vezes, torna-se incapaz, frustrado e freqüentemente encobre sensações, pois, se deparar com esta situação nova, necessariamente precisa de uma formação específica, para poder direcionar seu trabalho damelhor maneira possível, lutando por uma educação igualitária, incluindo todos os alunos e principalmente os portadores de autismo.
A relevância desta pesquisa se faz principalmente voltados aos professores para esclarecer suas dúvidas e nortear seus passos no trabalho docente, tendo alunos autistas em sua sala de aula, bem como, proporcionar reflexões no universo acadêmico sobre esta temática.Dentro do contexto do processo de inclusão escolar em aplicação, é coerente que se faça uma investigação para se constatar a maneira, falha como a inclusão tem sido colocada para a comunidade escolar. Como o professor sem preparo constitui as práticas pedagógicas empregadas no cotidiano em sala de aula da Educação Infantil com alunos autistas incluídos?
Sabe- se que a escola inclusiva é umatendência a ser efetivada neste novo século. Mas, para que o processo de inclusão dos portadores desta síndrome possam realmente acontecer é preciso que haja um comprometimento com a educação pelo governo, assim como também por entidades não governamentais, só assim poderemos derrubar os preconceitos e entraves que dificultam o desenvolvimento da cidadania para todos.

2. DEFINIÇÃO DE AUTISMO...
tracking img