Autismo infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AUTISMO INFANTIL:

TERAPIA COMPORTAMENTAL



MARGARIDA H. WINDHOLZ


Capítulo 10,, em Schwartzman, J.S. e colaboradores (1995).
AUTISMO INFANTIL, São Paulo: Memnon






PSICÓLOGA, DOUTORA EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, PROFESSORA PARTICIPANTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÁO DE PSICOLOGIA, INSTITUTO DE PSICOLOGIA, UNIVERSIDADE DE SÂO PAULO
PESQUISADORA DO CNPQ -CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO








RUA MANDURI, 722, SÃO PAULO, SP, 01457-020
TELEFONES: (011) 210-2070/820-8265
FAX: (011) 814-8557


O tratamento do autismo infantil

Com os conhecimentos de que hoje se dispõe, sabe-se que o tratamento da pessoa com autismo “é uma tarefa de vida”. Por esta razão o atendimento à mesma deve ser multifacetado, não serestringindo apenas ao portador de autismo, mas englobando seus familiares, a escola ou instituição que frequenta e outros ambientes da comunidade nos quais vive e atua.

É preciso ter presente, também, que não se está tratando com um grupo homogêneo. Embora apresentem caraterísticas específicas em comum, descritas em capítulos anteriores, há grandes diferenças individuais entre as pessoas comautismo, quanto a nível de desenvolvimento e habilidades aprendidas, problemas de conduta, prejuizos orgânicos. Seus ambientes familiares são distintos, tanto do ponto de vista sócio-econômico e cultural, como quanto à capacidade de seus membros enfrentarem o problema de ter um filho com autismo.

O tratamento do autismo infantil, quadro sério e complexo, oferece um desafio muito grande àcomunidade científica e profissional. No decorrer dos últimos 30 anos uma variedade de tratamentos, baseados em orientações teóricas diversas e de diferentes níveis de abrangência (medicamentosos, terapia psicanalítica, terapia comportamental, terapia de orientação cognitivista, terapia de integração sensorial, terapia de contenção), foi usada na tentativa de tirar a pessoa com autismo do seuisolamento, lidar com suas dificuldades e as distorções no desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, de comunicação e socialização. Todos eles visam ajudá-lo a adquirir um repertório mais funcional, bem como diminuir os graves distúrbios de conduta, como estereotipias, rituais obsessivo-compulsivos, comportamentos hetero e auto-agressivos, presentes em muitos casos.

Dentre todas estas diferentesabordagens, o desenvolvimento dos conhecimentos teóricos e das práticas de intervenção nas últimas décadas, estas objetivamente avaliadas através de pesquisas cuidadosas, faz com que a terapia comportamental seja considerada atualmente a melhor desenvolvida, confiável e eficaz, no atendimento da pessoa com autismo (DeMyer e colaboradores,1981; Howlin e Rutter, 1987; Lovaas, 1987, 1989, 1993;Groden e Baron, 1988; Werry e Wollersheim, 1989; Pfeiffer e Nelson, 1992).

Aliás, a literatura demonstra e a atuação clínica confirma a possibilidade de aplicação da análise comportamental aos mais diversos problemas que levam pessoas a buscar ajuda psicológica, bem como sua contribuição a outras áreas, como educação, medicina e enfermagem, serviço social, comunicação e publicidade, administraçãoe organização empresarial.


A terapia comportamental infantil

Histórico de pesquisas sobre crianças com autismo e outros problemas de desenvolvimento

A terapia comportamental tem suas raízes em estudos de aprendizagem, baseados nos princípios da análise experimental do comportamento, propostos por Skinner (1938,1953,1957,1974). Estes princípios, que se originaram a partir de pesquisasde laboratório, analisam as relações entre as ações do organismo e seu meio ambiente, salientando o papel crítico de condições antecedentes e consequentes ao comportamento para que haja aprendizagem, bem como os efeitos de diferentes tipos de consequências.

Para estudar crianças normais e com problemas sob o ponto de vista comportamental, Bijou (1958) levou seu laboratório sobre rodas...
tracking img