Austrália: ultrapassando suas perspectivas no setor de turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE




















AUSTRÁLIA: ULTRAPASSANDO SUAS PERSPECTIVAS NO SETOR DE TURISMO



















CIDADE

RESUMO



O objetivo deste estudo é identificar a importância do etnoturismo na Austrália. Pretende-se analisar a influência da existência de nativos que mantém uma relação sagrada com o lugar despertam nos turistas o interesse pelacultura; evidenciar a relevância do turismo cultural, descrever processos de turismo, antropologia e cultura. A metodologia do estudo pautou-se na pesquisa bibliográfica e descritiva dos pressupostos de autores que tratam sobre a cultura inserida no mundo do turismo sob uma visão antropológica e etnocultural. O estudo demonstrou que as perspectivas quanto ao turismo são variadas na medida em queo turista poderá usufruir conhecer as paisagens de cenário natural e selvagem, além de belas praias e a aparência de cidade tecnológica que a Austrália oferece além da infra-estrutura existente. Apontou-se que existem na Austrália vários tipos de turismo que favorecem rotas e perspectivas diversas que favorecem a motivação para o turista buscar este destino. O foco do turismo na Austrália estáassociado à valorização da cultura nativa, do sagrado existente associado ao cenário selvagem e natural que o país oferece, os turistas buscam conhecer os rituais e linguagens das comunidades existentes, além de sentir a sensação de manter contato com uma cultura diferente. Neste sentido, a percepção de que o etnoturismo se transformou em um tipo de turismo que tem bases históricas, científicas,culturais e ecológicas.





PALAVRAS-CHAVE: Etnoturismo. Austrália, Cultura, Valorização, Turismo.






















SUMÁRIO


INTRODUÇÃO

1. O TURISMO COMO GERADOR DE RENDA E TRABALHO

1.1 Aspectos macroeconômicos do turismo

1.2 O turismo e a criação de empregos e renda

2. ETNOGRAFIA E ETNOCULTURA: COMO FONTES DO TURISMO

2.1 Etnografia

2.1.1Cultura e Turismo cultural

3. O TURISMO E PERSPECTIVAS NA AUSTRÁLIA

3.1 Turismo australiano: Perspectivas atuais

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS






















INTRODUÇÃO



A Austrália é atualmente um dos destinos turísticos mais diversificados, na medida em que o turista encontra o etnoturismo e o ecoturismo em paisagens de cenárionatural e selvagem, além de belas praias e a aparência de cidade tecnológica.


Os destinos turísticos do país são numerosos, além dos turistas se sentirem atraídos por estarem na Oceania, continente ainda cheio de mitos e lendas e curiosidades sobre os povos nativos “aborígines” que oferece ao turista as possibilidades e perspectivas representadas pelo etnoturismo.


Aproblemática do estudo reflete as seguintes questões: Quais os tipos de turismos mais procurados pelos turistas que buscam aventuras na Austrália? Qual a importância do etnoturismo para os turistas que buscam esse destino?


A hipótese de estudo aponta para a relevância da valorização da cultura nativa, do sagrado existente associado ao cenário selvagem e natural que o país oferece. Nestesentido, a percepção de que o etnoturismo é atualmente uma atividade que ganha aceitação entre os turistas e favorece a educação ambiental, sendo um dos fatores mais predominantes para o turismo neste país, exige estudos sobre a cultura e como essa importante criação humana tem importância no turismo mundial.


O turismo tem favorecido a superação do etnocentrismo que está relacionado arelativismo cultural, que significa a supervalorização da própria cultura em detrimento das demais. O encontro com outras culturas favorece conhecimentos e novas perspectivas humanistas diante de milhares de traços culturais que integrados, formam um todo que estruturam a cultura diversificada do homem.


Para analisar a cultura, alguns antropólogos desenvolveram conceitos de traços,...
tracking img