Auschwitz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Licenciatura em Sociologia
Docente:
Alexandre António Da Costa Luís
História Contemporânea
Ano Lectivo 2012/2013
NAZISMO: CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE AUSCHWITZ
Entrada do campo principal de Auschwitz
Nuno Martins nº 29543
Elisabete Maia nº 30086
Joana Maia nº 30235
Jéssica Pereira nº 30637
Índice
Introdução 3
Fundação do Campo de Concentraçãode Auschwitz 4
Divisão do Campo de Concentração de Auschwitz 4
Museu de Auschwitz- Birkenau 5
Campo de concentração/Campo de Extermínio 6
Libertação de Auschwitz 8
Conclusão 9
Bibliografia 10


Introdução
A propósito do programa da unidade curricular de História Contemporânea, foi-nos sugerido elaborar um trabalho sobre o Campo deconcentração de Auschwitz, como tal é necessário abordar alguns conteúdos relacionados com o tema.
Antes de Hitler chegar ao poder a Alemanha encontrava-se em declínio devido aos seguintes factores: fim da I Guerra Mundial, Tratado de Versalhes e a Crise Económica de 1929. Como tal, a população precisava de um governo capaz de tirar a Alemanha do “precipício”, sendo desta forma que Adolf Hitlerascende ao poder como chanceler, acumulando ao longo do tempo as funções de chanceler e de Presidente da República.
Inspirado no fascismo (Itália), Hitler implementa na Alemanha o regime nazista que tem em comum com o fascismo algumas características, nomeadamente: o líder é infalível e inatacável; nacionalismo – o país está sempre em primeiro lugar; totalitarismo – nada deve vir acima do Estado;militarismo – um país forte tem que ter um exército poderoso; corporativismo – existência de um único partido que organiza a sociedade; anticomunismo- o comunismo é o grande inimigo em comum; antiliberalismo- ausência de liberdade sindical, económica e de imprensa. Apesar destes pontos em comum, o nazismo destaca-se por ter ideias racistas (superioridade da raça Ariana) e especificamenteanti-semitistas (ódio aos judeus).
Desde 1933 que o regime nazista mandou construir campos de concentração, com o objectivo de prender principalmente aqueles que se opusessem ao poder mas também ciganos, polacos e judeus. Com o fim da II Guerra Mundial a Alemanha tinha ocupado alguns países, aproveitando-se deste facto para utilizar esses territórios na construção de mais campos de concentração.
Dos 20.000campos construídos entre 1933 e 1945, destacou-se o campo de concentração de Auschwitz que se subdivide em três campos de concentração: Auschwitz I, Auschwitz II Birkenau e Auschwitz III Monowitz.

Fundação do Campo de Concentração de Auschwitz
Birkenau 1945
Birkenau 1945
Um dos maiores símbolos do Holocausto foi sem dúvida o Campo de Concentração de Auschwitz. Este localfoi construído em 1940, em Oswiecim cidade polaca que tinha sido anexada ao terceiro Reich.
Uma vez que passou a fazer parte da Alemanha a cidade de Oswiecim mudara de nome para Auschwitz, nome alemão que também viria a ser dado ao Campo de Concentração.
O Campo de Concentração de Auschwitz foi criado devido ao aumento de polacos que foram presos pelos alemães, provocando assim a superlotaçãodas prisões.
Após 1942 o campo de Auschwitz começou também a tornar-se o maior local de extermínio em massa dos judeus.
Divisão do Campo de Concentração de Auschwitz
O Campo de Concentração de Auschwitz localizava-se no centro da Europa, zona fortemente dominada pelos alemães. Foi esta a principal razão que desencadeou o aumento do campo e a deportação de muitas pessoas do continente. Aofalarmos da temática deste campo de concentração não podemos deixar de referir que este foi dividido em três áreas de autêntico terror.
A primeira e a mais antiga divisão foi Auschwitz I, também conhecida por Stammlager. Este campo foi construído por volta de 1940, onde as SS (secções de segurança) obrigavam os presos a realizarem trabalho forçado com o objectivo de se proceder ao alargamento da...
tracking img