Auroro do conhecimento

1400 palavras 6 páginas
CAPITULO 1: NA AURORA DO CONHECIMENTO

Provavelmente, o primeiro contato do homem com a ciência foi a milhões de anos, quando o homem ainda era completamente primitivo. Ele descobriu que com uma vara, podia ter acesso ao alimento de uma árvore, que antes era inacessível. A partir daí, o homem foi usando a natureza a seu favor para construir ferramentas, objetos que facilitassem o seu viver.
Contudo a ciência não se limitou a isso. Outras descobertas foram sendo feitas. A confecção dos objetos. Depois da descoberta do fogo e de seus benefícios, o ser humano passou a um novo nível de sobrevivência, começou a usar o fogo para cozer alimentos (depois do período paleolítico, onde começaram a produzir objetos de cerâmica), para fermentação, tingimento, etc.
Assim o ser humano foi se adaptando e usando a natureza a seu favor. Até o período em que o homem deixa de ser somente um “predador”, e passa a ser uma espécie de agricultor e pastor. Isso causa uma mudança no estilo de vida do homem, pois a partir daí, o ele deixa de depender de condições dos lugares por onde passava quando era nômade (pois nessa época criava animais domésticos como ovelhas, e cultivava plantas), e passa a interferir na natureza e ter que usar a inteligência para desenvolver novos métodos por causa da agricultura, como por exemplo, cavar, semear e ceifar.
O homem foi criando e aperfeiçoando muitas outras ferramentas, e se aperfeiçoando também. Por causa da necessidade de construir abrigos para se refugiar, o homem precisou desenvolver conhecimentos de geometria e aritmética. Aprendeu (basicamente) sobre biologia ao mexer com as plantas. A metalurgia surgiu na época em que o homem usava muito de metais.
Vejamos agora esse processo evolutivo através dos Períodos da Pré-história:

Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada

Também conhecido como Idade da Pedra Lascada, o Paleolítico é a primeira fase da Idade da Pedra. Vai de 2 milhões a.C (época aproximada em que o homem fabricou o

Relacionados