Aumento da produtividade de veículos silo em um transporte entre indústrias siderúrgicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4804 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aumento da produtividade de veículos silo em um transporte entre indústrias siderúrgicas
Rafael Yohen Moreira yohen@hotmail.com
(orientador: Fabiano Stringher)
Resumo: A operação para transporte em veículos silo deve ser bem planejada e alinhada antes da implementação. A conciliação de cargas de retorno para este veículo é complicada, tornando o custo deste transporte maior devido aodeslocamento vazio dos ativos para o carregamento. As transportadoras disponibilizam um número fixo de veículos para determinada operação, pois os produtos transportados não podem se misturar e para alterar o produto transportado em um silo é necessária uma lavagem para evitar contaminação. Considerando uma fábrica em Juiz de Fora/MG que reaproveita um produto considerado resíduo pelos fornecedoreslocalizados em Araçariguama/SP, Pindamonhangaba/SP, Resende/RJ, Barra Mansa/RJ e Itaguaí/RJ, este estudo visa identificar alternativas para aumentar a produtividade dos veículos silo evitando falta de abastecimento na fábrica e parada na produção dos fornecedores.
Palavras-chave: Produtividade dos veículos; Custo de transporte; Veículos silo.
1. Introdução
Atualmente a sustentabilidade é um fator deextrema importância em todas as empresas sérias no mercado. A empresa do estudo em questão é do setor siderúrgico que visa crescimento sem deixar de lado a preocupação com o meio ambiente. Após estudos e pesquisas realizadas foi verificado que um resíduo de outra empresa é um dos componentes de seus produtos podendo aumentar significativamente a sua produção. Devido o resíduo ser consideradoperigoso, o fornecedor não pode simplesmente se desfazer do mesmo em qualquer local, necessitando enviá-lo para tratamento antes do descarte aumentando assim seus custos. Com uma visão empreendedora a empresa que serviu de base neste estudo percebeu uma oportunidade de retirar esse resíduo no fornecedor e utilizá-lo para maximizar sua produção recebendo dinheiro para isso. Para o fornecedor também setornou interessante, pois o custo que tinha para tratar o resíduo era muito maior do que o valor pago para empresa que irá reaproveitar o mesmo. Iniciou-se assim uma relação de ganha-ganha onde deve estar muito bem estruturada, pois qualquer falha pode prejudicar ambas as partes.
Cada fornecedor possui diferentes volumes de produção, tamanhos de silo para armazenagem e datas para carregamento.Caso o volume do silo de armazenagem atinja determinada faixa de risco ocorre uma parada na produção. A transportadora disponibilizou 13 veículos silo para esta operação e a fábrica necessita receber determinado volume de material diariamente evitando paradas que trariam um enorme prejuízo após investimento em uma estrutura para que possibilite o reaproveitamento do resíduo.

Motivação
Para aoperação tornar-se viável as negociações de frete com a transportadora foram fundamentais e a mesma disponibilizou 13 veículos. Por tratar-se de uma operação nova para ambos os lados existem diversas situações que não estavam previstas e acabam afetando a produtividade dos veículos prejudicando o ciclo. Caso seja necessária inclusão de mais veículos a transportadora terá que aumentar o valor dofrete e isso fará com que a operação não seja mais tão atrativa fazendo com que a organização perca o investimento efetuado. O fator motivador para elaboração deste estudo é garantir a continuidade da operação da empresa após investimento e trazer opções para organizações que dependem do transporte de veículos silo.
Segundo Ballou (2006) o transporte é um dos componentes mais importantes nos custoslogísticos podendo representar até dois terços do mesmo.

Objetivos
Os veículos estão atualmente com um ciclo médio de duas viagens por semana ocorrendo algumas falhas na programação. O objetivo deste estudo é analisar toda a operação, realizar levantamento das principais causas que afetam a produtividade dos veículos e trabalhá-las para que o ciclo semanal aumente para quatro viagens por...
tracking img