Aulatema direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

ADMINISTRAÇÃO

AULA TEMA 2
DIREITO E LEGISLAÇÃO

MARCUS VINICIUS DE ALMEIDA
RA. 4242816834

3º A

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP

Se tivesse que escolherentre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.

Devemos levar em consideraçãodiversos fatores na escolha da melhor opção, sendo que em cada uma delas temos suas vantagens e desvantagem.
Acredito que o Parlamentarismo, hoje é mais eficiente e mais elegível em relação aopresidencialismo. Caracterizado por ter todo o poder concentrado no Parlamento, que é, de fato, o único poder, e ainda caso o governo executivo discordar do Parlamento, a maioria dos deputados dissolve essegoverno. A Justiça não se opõe ao Parlamento, até porque, em um sistema parlamentarista puro, a Constituição não é rígida: se uma lei for considerada inconstitucional, o Parlamento pode altera aConstituição. O sistema Parlamentarista oferece a sustentação política (apoio direito ou indireto) para o poder executivo. Logo, o poder executivo necessita do poder do parlamento para ser formado e tambémpara governar. A vantagem do sistema parlamentarista sobre o presidencialista é que o primeiro é mais flexível. Em caso de crise política, por exemplo, o primeiro-ministro pode ser trocado comrapidez e o parlamento pode ser destituído. No caso do presidencialismo, o presidente cumpre seu mandato até o fim, mesmo havendo crises políticas. O parlamentarismo pode se apresentar de duas formas. NaRepública Parlamentarista, o chefe de estado (com poder de governar)) é um presidente eleito pelo povo e nomeado pelo parlamento, por tempo determinado. Nas monarquias parlamentaristas, o chefe degoverno é o monarca (rei), que assume de forma hereditária. Neste último caso, o chefe de estado (que governa de fato) é um primeiro-ministro, também chamado de chanceler. O parlamento possui o poder...
tracking img