Aulas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Eça de Queiroz
Diplomata e escritor muito apreciado em todo o mundo e considerado um dos maiores escritores portugueses de todos os tempos.
José Maria Eça de Queirós nasceu em 1845, em uma cidade chamada Póvoa de Varzim, em Portugal.
Filho natural do magistrado José Maria de Almeida Teixeira de Queirós e de Carolina Augusta Pereira de Eça, foi registrado como filho de mãe desconhecida e viveuaté os dez anos na casa dos avós paternos, apesar de os pais terem se caso após seu nascimento.
Aos 16 anos de idade, foi estudar  Direito na cidade de Coimbra. Responsável pela introdução do Realismo em Portugal.
Seus primeiros trabalhos como escritor apareceram no Jornal Gazeta de Portugal. Foi discípulo do escritor francês Gustave Flaubert, de quem recebeu grande influência literária. Eçade Queiroz foi um dos pioneiros da literatura realista em Portugal
Paris tem uma singular importância na vida do autor, já que foi nessa cidade em que se casou, com a D. Emília de Castro Pamplona e também foi nela em que ela faleceu, algumas décadas depois.
Eça não participou diretamente da “Questão Coimbra” - 1865 -, a polêmica em que jovens defensores de novas ideias literárias, artísticas efilosóficas liderados por Antero de Quental, se defrontaram com os velhos românticos, ultrapassados e conservadores, liderados por Visconde de Castilho.
Em 1870 foi nomeado administrador do conselho de Leiria. A estada forneceu o material para criar o ambiente provinciano e devoto em que se passa a ação de O Crime do Padre Amaro. No mesmo ano, escreveu, com Ramalho Ortigão, uma série de folhetinsque recebeu o nome de O Mistério da Estrada de Sintra. A colaboração entre os dois continuou no ano seguinte, com uma publicação de crítica política e social: As Farpas.
A década de 1870 é conhecida por ser a época em que Eça se dedicou com mais afinco à literatura. Obras como “O crime do padre Amaro” e “O primo Basílio” foram escritas durante esse período.
Dedicou-se ao jornalismo depois deformado, e viajou pelo Oriente. Em 1871, participou das “Conferências Democráticas do Cassino Lisbonense” – nova etapa da campanha que implantou em Portugal as novas perspectivas culturais do Realismo falando sobre o “Realismo como nova expressão da arte”.
Em 1877, Eça preparou uma série de novelas com as quais faria uma análise crítica da sociedade portuguesa de seu tempo, com a designação genéricade Cenas Portuguesas. Mesmo sem obedecer com rigor ao próprio projeto, muitas obras escritas pelo autor até o fim da vida nasceram dessa motivação.
O narrador passa a ser mais complexo do que nos primeiros livros, pois, em vez de simplesmente relatar os fatos e pensamentos de forma objetiva, penetra na consciência dos personagens. Isso é inovador para os padrões do realismo da época.
Asúltimas obras de Eça manifestam um desencanto com o mundo moderno e um desejo de retorno às origens. Sua produção mais crítica em relação a Portugal é a das décadas de 1870 e 1880.
Abordou, em suas obras, diversos temas. Porém, podemos observar algumas características comuns em seus romances, como, por exemplo, abordagem de temas cotidianos, descrição de locais e comportamento de pessoas, pessimismo,ironia e humor.
Além dos romances, Eça colaborou para inúmeras publicações, como a Gazeta de Portugal, Revolução de Setembro, Renascença, Diário Ilustrado, Diário de Notícias, Ocidente e Correspondência de Portugal.
O processo de empatia do narrador queirosiano com suas personagens problemáticas, já evidentes no romance a partir de Os Maias (1888), deu frutos também no conto José Matias. Nãoperdendo nunca a ironia (seria a perda da identidade do Autor), o narrador, em Eça de Queirós, adoça-se; de impiedoso e duro torna-se compassivo.Influente, fundou a Revista Portugal em 1889 e a dirigiu até 1892 - ao todo, foram 24 números.
Em 1897 a Revista Moderna publicou José Matias, quando Eça de Queirós já estava nos seus 52 anos de idade. Esta obra-prima queirosiana trouxe a marca das...
tracking img