Aulas tecnico de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Percepção da Equipe de Enfermagem Frente à Eutanásia
LAMS, Alinny Rodrigues POUBEL, Bárbara Melo GUERRA, Fernanda Silva PESSOA, Tatiana dos Reis 1. INTRODUÇÃO Este trabalho foi elaborado pelas alunas de graduação do 6º período da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. A eutanásia nos conduziu a refletir sobre temas como o direito de viver, de morrer, dedispor da própria vida e da vida de outros. Através dos tempos, a eutanásia sofreu, quanto ao seu significado, enfoques diferentes. Antigamente, segundo Haring (1974), significava morte honrosa, bonita, sem sofrimentos atrozes. Hoje é definida como “o emprego ou abstenção de procedimentos que permitem apressar ou provocar o óbito de um doente incurável, a fim de livrá-lo dos extremos sofrimentosque o assaltam.” (LEPARGNEUR, 1999, p. 43) A equipe de enfermagem por ser um elemento da equipe de saúde, geralmente deparase com doentes incuráveis, com dores intensas, não tendo respostas aparentes aos medicamentos oferecidos, levando-os a acreditar que a morte é a solução para o término de seu sofrimento, solicitando o pedido de eutanásia. Geralmente, não desejam mais nenhum tipo de cuidado,não desejam ver ninguém e querem ficar sozinhos, e se for permitido a eles decidirem sobre seus cuidados ou sobre a si próprio, eles se auto - destroem. Esta situação nos leva a questionar sobre qual a percepção e o comportamento da equipe de enfermagem fronte a este fato, e a partir daí identificar que ponto a ética e a religião vão influenciar na sua decisão de apoiar ou não a eutanásia. Por ser umassunto que irá fazer parte da realidade de nós futuros enfermeiros, a eutanásia nos despertou o interesse pois é de grande valia o apoio, a compreensão e a participação do enfermeiro e de outros profissionais de enfermagem junto ao paciente, principalmente nos momentos mais difíceis de aceitação aos efeitos que a enfermidade acarreta para o mesmo.

Create PDF with PDF4U. If you wish to removethis line, please click here to purchase the full version

O paciente portador de uma doença incurável requer da enfermagem uma atenção especial, pois o enfermeiro constitui-se um elemento chave para ajudar o paciente e familiares, porque permanece maior tempo junto a este, constituindo-se num relacionamento de solidariedade, respeito e ajuda mútua. Com certeza este trabalho representará muitomais do que o inicio de uma reflexão sobre a eutanásia no cotidiano da enfermagem. Este tema tão amplo e complexo oferece informações sobre questões éticas e religiosas cruciais encontradas no dia a dia do viver profissional da enfermagem. E, também, são abordadas diferentes definições, história, questões jurídicas e sociais perante a eutanásia. 1.1. OBJETO DE ESTUDO O objeto de estudo é conhecera percepção da equipe de Enfermagem frente a Eutanásia. 1.2. OBJETIVOS • Compreender a percepção da equipe de enfermagem (técnicos de enfermagem e enfermeiros) diante de momentos difíceis sobre a questão de Eutanásia; • Identificar até que ponto a ética e a religião influenciam na decisão da Equipe de Enfermagem de apoiar ou não a Eutanásia; • Desenvolver um estudo crítico e reflexivo da temáticae suas implicações na futura atuação enquanto profissionais de saúde.

Create PDF with PDF4U. If you wish to remove this line, please click here to purchase the full version

2. REVISÃO DA LITERATURA 2.1 - Conceito O termo eutanásia deriva do grego, euthanasia, empregado pela primeira vez por Francis Bacon, em sua obra “História da vida e da morte”, designando a ciência que visa tornar amorte suave e sem dor. É neste teor que em uma definição etimológica tem o seu sentido como uma boa ou bela morte, assim sendo em seu sentido mais amplo, eutanásia significaria “ajuda para morrer”. O termo em questão não deve ser entendido como simplesmente morrer bem, ou da melhor maneira possível, mas morrer com dignidade, nobreza ou por alguma causa pela qual esteja lutando, combatendo ou...
tracking img