Aulas para 1° ano ensino medio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
CICLO DO CARBONO
O carbono é um elemento químico fundamental para a formação das moléculas orgânicas. Está presente no meio ambiente sob diversas formas. Os seres vivos só podem assimilar carbono do meio ambiente em sua forma gasosa de gás carbônico. A fixação do carbono em moléculas orgânicas se dá através da fotossíntese. Os organismos heterótrofos conseguem carbono jána forma orgânica, através da cadeia alimentar. O carbono é devolvido para o meio ambiente como gás carbônico através da respiração, decomposição e combustão.
O ciclo do oxigênio está muito relacionado ao do carbono. Esse gás é produzido durante a construção de moléculas orgânicas pela fotossíntese e consumido quando essas moléculas são oxidadas na respiração ou na combustão.

CICLO DA ÁGUA
Aágua é fundamental para os seres vivos. A energia solar desempenha papel importante no ciclo da água, graças a ela a água em estado liquido (dos rios, lagos, mares) sofre constante evaporação e penetra na atmosfera em forma de vapor, o vapor de água se condensa e forma as nuvens. Quando várias gotas se juntam elas ficam pesadas e se precipitam em forma de chuva, neve ou granizo. Por meio de umescoamento superficial, a água pode formar rios, lagos e voltar para o oceano.

ECOSSISTEMAS, POPULAÇÕES E COMUNIDADES
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DE UM ECOSSISTEMA
ECOSSISTEMA: é o conjunto formado por uma comunidade, o meio em que ela vive e todas as interações que esta comunidade mantém entre si e o meio ambiente.
Podemos também definir ecossistema como o conjunto formado pelo meio biótico (meiovivo: plantas, animais, etc.), e meio abiótico (meio não vivo: clima, rochas, lagos, solo etc.) e as interações entre ambos.
Exemplo: Um rio, um campo, uma floresta, podem ser considerados um ecossistema. Até um aquário pode ser um ecossistema, se for autossuficiente, isto é, capaz de produzir alimentos para a sua própria subsistência. Enfim, sempre que tivermos um conjunto de seres vivosvivendo num certo meio, mantendo interações, teremos um ecossistema.
POPULAÇÕES: é um conjunto de indivíduos de uma mesma espécie, que habita uma determinada região geográfica.
Exemplo: os habitantes de São Paulo, as formigas de um formigueiro, os pés de lírio de um campo.
COMUNIDADES: é um conjunto de populações diferentes, que habita uma determinada região geográfica.
Exemplo: os seres vivosque habitam um lago (peixes, sapos, algas, bactérias etc.)

DENSIDADE DE POPULAÇÕES
Para estudar uma população, é necessário conhecer certos conceitos, como a densidade de população (D), ela pode ser definida como o número de indivíduos (N) por unidade de área (S) no caso de espécies terrestres, ou por unidade de volume (V), para espécies aquáticas:
D=NS ou NV
Por exemplo, em abril de 2008 adensidade de população no Brasil era de 21,9 habitantes/Km2.
A densidade de uma população é afetada por quatro taxas:
Natalidade – número de indivíduos que nascem por unidade de tempo;
Mortalidade – número de indivíduos que morrem por unidade de tempo;
Imigração – número de indivíduos que entram na população vindos de outras áreas;
Emigração – número de indivíduos que saem da população;EQUILIBRIO DINÂMICO DE POPULAÇÕES
Uma população mantém seu equilíbrio se a somatória das taxas de mortalidade e emigração for semelhante à somatória das taxas de natalidade e imigração. Trata-se de um equilíbrio dinâmico, uma vez que o número de indivíduos de uma população se mantém constante, apesar de variar a mortalidade, a natalidade, a emigração e a imigração.EMIGRAÇÃO

MORTALIDADE POPULAÇÃO NATALIDADE

IMIGRAÇÃO
RELAÇÕES ECOLÓGICAS
Em uma comunidade biótica, os organismos interagem de diversas formas, uns com os outros, quer dentro de cada população, quer entre populações diferentes. Essas diversas formas de interação...
tracking img